Câmara e empresários de Famalicão querem ajudar ao nascimento de projetos com futuro

02-09-2014

Existe em Famalicão um grupo de empresários interessados em conhecer, e eventualmente apoiar e investir, nas ideias empreendedoras de jovens famalicenses. A Câmara Municipal está disponível para ajudar os jovens a limarem as suas ideias e as colocarem em condições de serem apresentadas a esse grupo de investidores. Estes são os principais pressupostos do protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Famagrow - Associação de Business Angels de Vila Nova de Famalicão, assinado esta segunda-feira, 1 de setembro, na Casa da Juventude, no âmbito do projeto “Famalicão Made IN”.

Os Business Angels de Vila Nova de Famalicão foram recentemente constituídos e já contam com a adesão de um grupo de 14 empresários locais diretamente ligados a projetos empresariais de sucesso e perfeitamente consolidados, que assumem, numa ótica de investimento e de responsabilidade social, interesse em apoiar com investimento e conhecimento as ideias empreendedoras que considerem válidas.

A autarquia famalicense viu aqui uma oportunidade de reforçar o seu trabalho de dinamização económica do concelho e de apoio aos jovens empreendedores e estabeleceu esta parceria que o presidente da Câmara Municipal classificou como “uma boa notícia para os jovens de Famalicão”. Paulo Cunha acredita mesmo que daqui resultará um “enorme retorno local”. E explicou: “Cada ideia bem-sucedida representa novos postos de trabalho”, realçou, defendendo que hoje é necessário “encontrar novos modelos para fazer face aos novos problemas e às novas dificuldades”.

À Câmara Municipal, por intermédio do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, ficará então, entre outras, a incumbência em ajudar a acelerar as ideias dos jovens, em articulação com a Rede de Educação e de Formação, burilando tecnicamente os seus projetos e ajudando a sua apresentação aos investidores. Aos Business Angels caberá avaliar as ideias e encontrar dentro do grupo de investidores associados alguém interessado em adquirir uma participação no projeto durante um determinado período, assegurando suporte financeiro à implementação e crescimento do mesmo

A propósito, o Presidente da Câmara Municipal registou ainda com agrado a “materialização da responsabilidade social do empresário famalicense” que o protocolo com a Famagrow também representa. “Queremos estimular a capacidade de risco, mas não queremos que isso signifique uma aventura mal sucedida. Por isso é que é tão importante a avaliação e o acompanhamento da ideia por quem tem experiência. Os empresários estão a dar um importante sinal à comunidade da sua disponibilidade para analisar e apoiar projetos empresariais”, argumentou.

A PROCURA POR TALENTOS VAI COMEÇAR

A primeira apresentação pública de projetos aos Business Angels de Famalicão está já agendada para o dia 26 de setembro, às 21h30, no club/bar “Porta 22” na cidade famalicense. “Business Angels à procura de talentos” é o nome do evento que consistirá numa sessão de apresentação, em estilo “pitch” de 15 ideias/projetos a empresários do concelho de Vila Nova de Famalicão e ao público em geral. No final das apresentações, serão anunciadas os projetos que terão a possibilidade de marcar uma reunião com os menbros da Associação de Business Angels de Vila Nova de Famalicão e aquelas que serão encaminhadas para o Gabinete de Apoio ao Empreendedor (GAE) da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para um trabalho mais apurado.

As inscrições estão abertas até 15 de setembro através do preenchimento do formulário disponível no portal do Município de Famalicão em http://www.vilanovadefamalicao.org/_made_incubar.

Filipe Castro (Presidente da Famagrow):
“A Famagrow tem o objetivo de impulsionar projetos empresariais e de capacitar os empreendedores a desenvolverem as suas ideias”

André Oliveira (Primor):
“‘Business Angels’ é um projeto que faz muito sentido na região empreendedora em que nos inserimos. Cada vez mais temos jovens com boas ideias que necessitam de acompanhamento e apoio financeiro. Queremos aproveitar essas ideias e queremos ajudá-las a crescer. Sabemos que se dermos um pequeno contributo elas podem tornar-se em algo fantástico que pode ajudar a transformar pessoas, organizações e regiões”.

André Vieira de Castro (Argatintas):
“Além do retorno financeiro a responsabilidade social foi determinante para a minha participação na Famagrow. Há também algum bairrismo associado, porque há 14 famalicenses na associação, o que muito me satisfaz. Acredito que vão surgir projetos com enorme potencial de crescimento”.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO