Centro de competências poderá ajudar na segurança alimentar

06-07-2017

Paulo Cunha advoga que a indústria agroalimentar do concelho de Vila Nova de Famalicão, cada vez mais relevante para a economia nacional, dada a sua força exportadora, deve estar atenta à forma como pode melhorar os sistemas de segurança alimentar. Convicção expressa pelo Presidente da Câmara ontem, 5 de julho, na abertura da conferência “Terrorismo e Fraude Alimentar”, promovida pela empresa SGS em parceria com a autarquia famalicense, na Casa das Artes.

Oportunidade para o edil reafirmar a ambição de vir a concretizar o Centro de Competências do Agroalimentar para o Sector das Carnes. Uma unidade de base tecnológica que, tal como ontem Paulo Cunha sublinhou, terá também uma relação muito forte com as questões ligadas à segurança alimentar, à higiene e salubridade e ao ambiente.

“Estes temas podem e devem ser tratados no âmbito do centro de competências que Vila Nova de Famalicão quer, sendo a segurança alimentar uma das áreas que está equacionada para ser enquadrada nessa unidade de valor. Para nós, concelho muito ligado à indústria agroalimentar, sobretudo da transformação de carnes, é muito importante que possamos ter acesso às novas especificidades e requisitos em matéria de segurança alimentar”, referiu o edil.

Paulo Cunha assinalou, aliás, que “existe uma grande convergência local, regional e nacional” para que em Portugal haja um centro de competências para esse sector e que o mesmo fique sediado em Vila Nova de Famalicão. “O facto de termos uma forte presença industrial neste sector alimenta-nos a ideia de que estamos preparados para receber esse centro de competências”.

“Dimensão nacional” e “vocação internacional” definem o Centro de Competências do Agroalimentar para o Sector das Carnes que o autarca ambiciona instalar. “Alicerçado numa vontade coletiva de todo o país, mas com propensão para ultrapassar fronteiras e exportar tecnologia, know-how e competências que vier a criar”.

O Presidente da Câmara Municipal quer um centro que inove pelo conceito e se assuma como “polinuclear”, aproveitando a capacidade instalada em empresas, universidades e centros de investigação. “A nossa grande ambição é fazer um centro de competências que seja uma lição para o país ao nível do aproveitamento de recursos e das sinergias institucionais geradas”, concluiu.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO