Empresas, câmara e centros de investigação unidos pelo crescimento económico de Famalicão

25-01-2016

São pelo menos cerca de 250 milhões de euros de iniciativa empresarial que até 2020 vão ser investidos no aumento da capacidade e competitividade industrial da zona sul de Vila Nova de Famalicão e que se vão traduzir na criação de muitas centenas de novos postos de trabalho e no aumento das exportações do concelho, que há alguns anos é o mais exportador do Norte.

Hoje, segunda-feira, dia 25, um conjunto de 14 empresas assinaram com o município de Vila Nova de Famalicão um protocolo de cooperação, onde assumem a intenção de aplicar novos investimentos até 2020 no valor global de 55 milhões de euros, que implicam a criação de perto de 500 novos postos de trabalho. Aos investimentos das empresas subscritoras juntam-se os investimentos já aprovados pelo Norte2020 e pelo Compete2020 para empresas situadas na mesma zona geográfica, assim como os investimentos que estão a ser geridos diretamente com a Comissão Europeia, como é o caso da Continental Mabor.

Tudo somado, a Câmara Municipal e as empresas de Famalicão, esperam ter aqui um argumento de peso para que a União Europeia dê luz verde à candidatura que o município vai apresentar aos fundos comunitários para a construção de duas novas estradas. Uma de ligação entre a Estrada Nacional 14 (Porto-Famalicão) e a Zona Industrial de Lousado, onde estão empresas como a Continental e a Leica. E outra de ligação à Zona Industrial de Ribeirão, onde estão sediadas empresas como a Salsa, Tiffosi e Caxiave.

“Estamos num tempo em que os fundos comunitários, mais do que nunca, têm que ser aplicados em função do retorno que podem gerar ao nível dos investimentos privados. É o que está aqui garantido à partida, pois a força empresarial já existe - é nesta zona uma das maiores da região -, e quer crescer”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, falando em investimentos de relevância nacional que podem "alimentar melhor o Produto Interno Bruto, exportar mais e criar emprego.”

Os valores avançados no protocolo firmado são argumentos fortes, mas não o é menos o nome das marcas associadas às empresas subscritoras: Leica, Cup&Saucer, Grupomar, Caixiave, Tiffosi, Salsa, Tesco, e Arga Tintas, entre outras.

O protocolo assinado é assim uma garantia para a União Europeia de que existem condições e intenções para o crescimento e desenvolvimento industrial, mas é também um alerta para a necessidade de resolução do saturamento das acessibilidades à zona, altamente condicionadas pelo estrangulamento da EN 14 (Porto-Famalicão).

O testemunho das dificuldades por que passam as empresas foi deixado por Ângelo Mesquita, administrador da CUP&SAUCER que, disse, "luta contra constrangimentos rodoviários diários que dificultam a laboração da empresa e, inevitavelmente, o seu crescimento". O mesmo confirmou Celso Lopes, da Irmãos Vila Nova, empresa que detém, entre outras, a marca Salsa. "As infraestruturas rodoviárias atuais não estão adequadas à realidade, obrigando a um planeamento diário complexo que não ajuda à atividade produtiva das empresas”.

As duas intervenções que a Câmara Municipal vai candidatar a fundos comunitários fazem parte do processo de intervenção no eixo Famalicão-Trofa-Maia da Estrada Nacional 14, apresentado pelo Governo em 2015. Estas duas novas ligações são responsabilidade do município e complementam a intervenção prevista pela Administração Central.

Às empresas e ao município juntam-se ainda no processo de candidatura os dois centros de investigação ligados à indústria têxtil sediados no município - o Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e o Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) -, que garantem o “desenvolvimento de uma cultura de inovação e de desenvolvimento tecnológico, assente na nanotecnologia e nos materiais avançados”, assim como o “desenvolvimento de projetos de inovação e investigação tecnológica em co-promoção com as empresas".


ENTIDADES SUBSCRITORAS DO PROTOCOLO

LEICA – APARELHOS ÓPTICOS DE PRECISÃO
CUP&SAUCER
ICM – INDÚSTRIA DE CARNES DO MINHO
RSTEEL – FÁBRICA DE TUBOS METÁLICOS
TROFICOLOR TÊXTEIS
PINHEIRO DE LACERDA
COFEMEL – SOCIEDADE DE VESTUÁRIO
CAIXIAVE – INDÚSTRIA DE CAIXILHARIA
COMEIP – MOLDES E CORTANTES
FERESPE – FUNDIÇÃO DE FERRO E AÇO
IVN – SERVIÇOS PARTILHADOS
TESCO – COMPONENTES PARA AUTOMÓVEIS
CACHIDE & ROLDÃO – COMÉRCIO DE BACALHAU
ARGACOL – TINTAS E VERNIZES
CENTI – CENTRO NANOTECNOLOGIA MATERIAIS TÉCNICOS, FUNCIONAIS E INTELIGENTES
CITEVE – CENTRO TECNOLÓGICO TÊXTIL E VESTUÁRIO

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO