Empresas de Famalicão asseguram 9,5% das exportações do Norte

14-11-2017

É nas empresas dos sectores automóvel e do têxtil e vestuário que assenta a fatia de leão do notável volume de exportações que faz com que Vila Nova de Famalicão reforce o estatuto de município mais exportador da região Norte e o terceiro de Portugal.

9,5% das exportações de 2016 do Norte tiveram origem em empresas sedeadas no município famalicense, destacando-se, desde logo, a Continental Mabor. O dado consta do relatório Norte Estrutura, elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que completa o 'ranking' com os municípios da Maia (7,1% do total), Guimarães (6,8%), Vila Nova de Gaia (também com 6,8%), Santa Maria da Feira (6,4%), Braga (5,4%), Porto (5,1%) e Viana do Castelo (4,0%). As empresas com sede nestes oito municípios foram responsáveis por 51,2% do valor das exportações de mercadorias da região.

No ano passado, a região Norte exportou mercadorias no valor global de 20,4 mil milhões de euros e realizou importações no montante de 14,6 mil milhões, gerando um excedente próximo de 5,7 mil milhões de euros. Estes números prolongam a tendência de crescimento verificada nos últimos anos.

Vila Nova de Famalicão soma e segue no plano económico, como bem demonstra o relatório da CCDR-N. A Continental Mabor, fabricante de pneus e câmaras-de-ar, lidera a lista das 50 sociedades mais exportadoras da Região do Norte em 2016. A Coindu, igualmente da fileira automóvel, surge em 12º lugar. Espanha é o principal mercado de exportação do sector.

Vila Nova de Famalicão destaca-se ainda como um dos principais concelhos exportadores da fileira do têxtil e do vestuário, com três empresas no grupo das 50 mais exportadoras: TMG – Tecidos Plastificados e Outros Revestimentos para a Indústria Automóvel (32º lugar), Irmãos Vila Nova (38º lugar) e Riopele (50º). As exportações regionais de têxtil e vestuário dirigem-se, também neste caso, sobretudo para o país vizinho.

Paulo Cunha, Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, saúda a performance exportadora das empresas famalicenses, salientando que “estes números confirmam, uma vez mais, a forte dinâmica empresarial e a competitividade do território, bem como a capacidade e resiliência dos famalicenses, em particular, os empresários”. “Famalicão é um território de oportunidades, fértil para o desenvolvimento de projetos empresariais de dimensão mundial e de marcas globais”, resume o autarca.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO