Ensino Profissional de Famalicão gera projetos empreendedores inovadores

17-10-2016

Em Famalicão os alunos do ensino profissional são incentivados a desenvolver as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) com sentido empreendedor, isto é, através de soluções práticas e inovadoras que respondam a lacunas do mercado. O resultado final e surpreendente do processo está à vista na mostra do concurso “O meu projeto é empreendedor”, que decorre até sexta-feira, dia 21 de outubro, no Centro Cívico de Famalicão, e que foi hoje, segunda-feira, dia 17, inaugurada pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e pelo vice-presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Paulo Feliciano.

O concurso é uma iniciativa da Rede Famalicão Empreende, que pretende fomentar o empreendedorismo nos jovens estudantes e valorizar o ensino profissional no concelho. A mostra reúne as 10 propostas finalistas, das 36 apresentadas a concurso relativo ao ano letivo 2015/2016. Na sexta-feira, 21 de outubro, pelas 21h00, serão conhecidos os três alunos vencedores do concurso que serão premiados com 1000, 500 e 250 euros, correspondentes ao 1.º, 2.º e 3.º lugar.

Uma máquina trituradora de garrafas de vidro, um doseador de alimentos sólidos com alimentação fotovoltaica para cães em quintas isoladas, um software de gestão de controlo de sangue e um sistema de proteção para inundações domésticas, são alguns dos exemplos de ideias empreendedoras desenvolvidas pelo jovens estudantes de Famalicão do ensino profissional, que serão avaliadas por um júri independente que integra representantes das instituições patrocinadoras dos prémios (Louropel, CEVE – Cooperativa Elétrica do Vale d’Este, ACIF- Associação Comercial e Industrial de Famalicão), um representante do IEFP e um representante da Famagrow - Associação de Business Angels de Vila Nova de Famalicão

Os dez projetos finalistas correspondem a ideias desenvolvidas na sala de aula da CIOR, FORAVE, Escola Secundária D. Sancho I, INA – Instituto Nun’Alvares, Didáxis de S. Cosme e Didáxis de Riba de Ave.

A iniciativa foi considerada pelo alto responsável pelo IEFP como um “exemplo muito interessante, porque valoriza não só a PAP enquanto exame final, mas também todo o trabalho que é feito ao longo do ano nas escolas”.

O presidente da Câmara Municipal gostou do carácter “inovador e útil” dos projetos apresentados, que, disse, “espelham bem a muita imaginação e criatividade que existe nas nossas escolas profissionais”. Paulo Cunha não deixou de enaltecer o exercício de complementaridade que existe entre a autarquia, empresas, direções de escolas, professores e alunos, que “muito tem dignificado o ensino profissional no concelho, conquistando um número de alunos superior à média nacional”.

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