Famalicão Made IN ajudou a criar 1128 empregos e mudou relacionamento com empresas

10-07-2017

Os números não enganam e são a melhor resposta a todos os que duvidam de um qualquer projeto. Volvidos três anos de ação, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou os resultados globais do projeto municipal Famalicão Made IN dos quais se destacam o número de empregos diretos criados (1.128) com o apoio do programa, o número de novas empresas (87) e o volume de investimento captado para o Município (113,7 milhões de euros).

Os resultados foram apresentados na sexta-feira, 7 de julho, ao final do dia, numa festa que juntou os principais responsáveis autárquicos e grande parte dos empresários, empreendedores e outras entidades que estiveram unidas em torno do projeto lançado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, logo que assumiu o poder autárquico.

Para o presidente da Câmara de Famalicão, uma das maiores virtudes deste programa foi ter conseguido mudar o paradigma do relacionamento das empresas e dos empreendedores com a própria autarquia. “Até há alguns anos havia uma ideia cristalizada do relacionamento da Câmara Municipal com as empresas e até havia os empresários que esperavam que as Câmaras não fizessem muito nesta relação para que não 'estragassem' os seus negócios”, disse Paulo Cunha na intervenção que sucedeu à apresentação pública dos resultados. Paulo Cunha não duvida que o Famalicão Made IN é hoje "uma força que não se vê, mas que se sente e que ajuda as empresas a ir mais longe".

O presidente da Câmara salientou que o Famalicão Made IN “não foi criado à imagem e semelhança de outros”. “Criámos um projeto de Vila Nova de Famalicão e a pensar em Vila Nova de Famalicão, nas suas empresas e nos seus concidadãos”, declarou Paulo Cunha.

O edil destacou e elogiou a “dinâmica” da resposta que o Famalicão Made IN tem conseguido prestar às necessidades que empresas e novos empreendedores apresentam. “A evolução do projeto é uma constante e o Famalicão Made IN é hoje diferente daquilo que era em outubro passado e continuará a ser diferente”, asseverou.

Aos empresários e parceiros do programa presentes na festa, Paulo Cunha agradeceu por se “terem deixado envolver” na dinâmica que resultou “numa maior riqueza para a comunidade”. Para o edil, estes resultados provam “uma genética empreendedora frutífera” das gentes de Famalicão.

Agora e para o futuro, Paulo Cunha assegura a continuidade do Famalicão Made IN e dos seus eixos de atuação. “Se no passado este programa esteve ao vosso lado e correspondeu às vossas ambições e necessidades, no futuro continuará a saber estar ao vosso lado”, concluiu.


FAMALICÃO MADE IN: RESULTADOS GLOBAIS
Outubro 2014 - Junho 2017

Processos Abertos
911

Alunos em programas de educação para o empreendedorismo
530 (ano letivo 2016-2017)

Alunos no ensino profissional
53% (ano letivo 2016-2017)

Parceiros institucionais
41

Empresas Roteiro Made IN
92

Startups Incubadas nos dois polos da Incubadora Famalicão Made IN (nº acumulado)
24

Mentores (Elevador – Programa de Aceleração de Startups)
35

Ideias em acompanhamento
68

Empresas em acompanhamento
365

Empresas criadas
87

Postos de trabalho criados
1.128

Volume de investimento captado
113,7 ME










News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO