pedido contacto

Menu

Inovação

Como posso desenvolver novos produtos?

Ideias em Crescimento

Quinze ideias de negócio apresentaram-se em setembro de 2015 a empresários e investidores privados na primeira iniciativa organizada pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor no âmbito do protocolo entre a Câmara Municipal e a Famagrow - Associação de Business Angels de Famalicão.

Os autores de seis projetos ganharam a oportunidade de os desenvolver com o apoio dos Business Angels de Famalicão, empresários interessados em apadrinhá-los não só no aspeto financeiro como ao nível da gestão e implementação no mercado. Os outros nove projetos foram encaminhados para o Gabinete de Apoio ao Empreendedor para serem aperfeiçoados e assim poderem vir a merecer a atenção de investidores.

DE OLHOS EM BICO

É uma agência de viagens online com conteúdos em mandarim e especializada em turismo chinês na Europa. Esta ideia de negócio está a ser desenvolvida por Ricardo Fernandes e Yibing Yu e tem como clientes cidadãos chineses das classes média e alta com vontade de viajar.

DELIGHTBUGS

Farinha com base em insetos para consumo humano. Tiago Almeida e Joana Cardoso desenharam um conceito inovador que quer entrar no setor alimentar como fornecedor das indústrias produtoras de cereais, bolachas, enchidos, compostas, suplementação ou enlatados que necessitam de proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e outros nutrientes em que os insetos são ricos.

GO GAL - ACESS PORTUGAL

Serviço de agenciamento de férias adaptadas para seniores e pessoas com mobilidade reduzida residentes no estrangeiro que queiram vivenciar experiências culturalmente ricas em Portugal, especialmente no Minho. Este projeto de turismo da jovem Vanda Ribeiro está pensado para ser um serviço de agenciamento integrado da viagem, com alojamento, roteiros, animação turística e serviços de saúde complementares.

IDHEA

Fraldas reutilizáveis e ecológicas para longos períodos de utilização. Fraldas reutilizáveis de desfralde, banho e piscina. A ideia de negócio de Nelson Castro e Rui Marques aposta também numa linha de produtos para grávidas, crianças e bebés, aliada às novas tecnologias têxteis.

POSSIBLE ANSWER (PW)

Tecnologia para ser aplicada em produtos ou soluções de proteção de impactos/colisões. A solução desenvolvida por Pedro Pinto, Miguel Pimentel, Nelson Oliveira, Bruno Oliveira e Igor Ribeiro passa pela utilização de fluidos não newtonianos em forma de gel ou plasticina que tornam esses produtos mais eficazes na absorção do impacto, mais flexíveis e ergonómicos. Possibilidade de aplicação em diferentes setores industriais.

UM SHOPPING À MEDIDA DO SEU CONCELHO

Plataforma eletrónica integrada de comércio e serviços com montra que serve para visitar, encomendar ou comprar no comércio local. Uma ideia de negócio de António Duque e João Silva.

CANDEEIROS CRIATIVOS

Serviço para empresas que procuram divulgar a sua marca ou produto através de um design exclusivo. A linha criativa destina-se a potenciar espaços comerciais, habitacionais e turísticos. Uma ideia de negócio de Diogo Silva.

CARTÃO FIEL

A ideia de negócio de Eduardo Peixoto consiste numa aplicação agregadora de cartões e tem como principais clientes todas as pessoas fidelizadas em lojas que utilizam cartões.

FINEWATCH

A ideia de negócio de Maximiano Peixoto consiste no desenvolvimento de uma aplicação para SmartWatch e tem como principais clientes pessoas com problemas cardíacos e com Alzheimer.

GUEST CODE

Aplicação georeferencial para os dois sistemas operativos mais utilizados em Portugal. Para os autores desta ideia de negócio, Francisca Ruivo e Pedro Oliveira, esta aplicação destinada a todos os utilizadores de smartphones é um dos serviços que mais irá revolucionar o país.

MISTER BIZ PIGGY

Criação de porcos bísaros biológicos. Trata-se de uma ideia de negócio de Ana Alves e Susana Azevedo que tem os restaurantes, as lojas gourmet e os talhos como principais clientes.

PIJUNTEX

Pijama ergonómico para pessoas acamadas e/ou com dificuldades motoras. É anti-bacteriano e confere conforto e facilidade de movimentos. É um pijama sem costuras, com nanopartículas integradas em matérias-primas de anti-odor e anti-manchas e com reforço nas laterais, zona lombar, quadril e omoplata. Esta ideia de negócio está a ser desenvolvida por José Sousa, Cátia Freitas e Cátia Nunes.

PUB4PEOPLE

Criação de plataforma que permita a qualquer pessoa obter um rendimento extra regular a partir de modelos de publicidade inovadores e orientados aos casos específicos de cada cliente. A ideia de negócio de Jorge Dias e Diogo Pinto destina-se a todas as empresas interessadas em publicitar-se, gerando ganhos mútuos para empresas e cidadãos.

PULSECARE

Pulseira para seniores que permitirá monitorizar em tempo real as informações de saúde, emitindo alerta através de um botão SOS e aviso de medicação prescrita. João Silva, Sara Teixeira e Patrícia Abreu são os autores desta ideia de negócio.

REAL VINTAGE

Lavagem 100% inovadora em denim/jeans. Ecológica, inexistente no mercado e muito procurada pelos clientes de jeanswear. Esta ideia de negócio está a ser desenvolvida por Diogo Silva.

O concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”, que a Rede Famalicão Empreende promoveu pelo terceiro ano, premiou em novembro de 2014 os melhores projetos do Ensino Profissional de Famalicão. Três projetos destacaram-se entre dez selecionados de um total de 32 Provas de Aptidão Profissional que se apresentaram à edição deste ano.

Criada em 2010, a Rede Famalicão Empreende é dinamizada pela Câmara Municipal de Famalicão, em cooperação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a ADRAVE – Associação de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave e o apoio da ACIF, contando com cerca de duas dezenas de entidades educativas do concelho. São ainda parceiros a Comunidade Intermunicipal do Ave, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes, e o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário.

KIT PEDAGÓGICO PARA PRODUÇÃO DE QUEIJO

Destinado às crianças do ensino pré-escolar e o 1º ciclo, o kit pedagógico desenvolvido por Soraia Araújo, aluna finalista do Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo de Qualidade Alimentar, na Forave, foi o vencedor da edição de 2014 do concurso “O Meu Projeto é Empreendedor”. O kit inclui um livro ilustrado, a receita, os ingredientes e os utensílios necessários para que os mais novos possam aprender e também executar o processo produtivo do queijo.

DIDÁXISBUS

Consiste numa aplicação web para controlo e informação dos alunos que utilizam os transportes escolares. A ideia desenvolvida por João Santos e Pedro Barbosa, alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na Didáxis de Riba de Ave, obteve o segundo lugar.

SUNSET SPOT

Baseia-se na criação de um espaço acolhedor (spot) a partir de um conjunto (mesa e guarda-sol) eletricamente autónomo para espaços exteriores. A ideia desenvolvida por Bernardo Carvalho, aluno finalista do Curso Profissional de Técnico de Energias Renováveis, na Didáxis de Riba de Ave, ficou em terceiro lugar.