Móveis com alma e design contam histórias e valorizam tradições

20-04-2015

Contactos:
ALMA DE LUCE

Rua de Labruge, n.º 230
4770-254 Joane VNF
Portugal

Telefone: +351 252 996 374
E-mail: info@almadeluce.com

www.almadeluce.com

Mobiliário com alma que conta e perpetua a nossa memória coletiva através de peças únicas com cristais Swarovski incrustados e manufaturadas por artesãos. Sim, existe e tem a assinatura de dois jovens arquitetos de Vila Nova de Famalicão. Carlos e Helena Costa criaram a Alma de Luce e assinam autênticas obras de arte. É impossível não ficar conquistado. Foi o que aconteceu a Paulo Cunha que hoje foi a Joane conhecer este projeto único e recém-criado. “Fazer móveis que incorporam memórias e tradições é uma ideia inédita que faz deste um projeto magnífico, diferente e com sucesso garantido”, assinalou o presidente da Câmara Municipal durante a visita inserida no roteiro Famalicão Made IN, confessando-se surpreendido com a imponência e beleza dos móveis.

Alma de Luce destaca-se pela sua capacidade empreendedora e de inovação, mas sem romper com o passado. Pelo contrário. Eterniza a História e, mais do que isso, acrescenta-lhe valor. As tradições, os lugares, os símbolos ou as pessoas estão presentes nas singulares, bonitas e elegantes peças de mobiliário que assina como se de uma metamorfose de emoções e memórias se tratasse. Não é por acaso que a borboleta foi escolhida para simbolizar a marca.

O “Enxoval” e o “Naperon” são as obras da Coleção Tradição com as quais a Alma de Luce melhor pretende transmitir as vivências da sociedade tradicional portuguesa porque têm presente um elemento comum: o crochet. O “Enxoval” remete-nos para as longas noites de inverno em torno da lareira onde as mulheres mais velhas da família conviviam enquanto produziam os artigos em crochet para o enxoval das raparigas solteiras da família. O que Alma de Luce faz, explica Helena Costa, “é contar a singularidade deste enxoval cuja importância cultural ultrapassa o valor de cada peça. E fá-lo através da reinterpretação dos padrões, utilizando cristais que maravilham em qualquer espaço onde se enquadram, seja pela riqueza do brilho, seja pelo pormenor do padrão”.

Já o “Naperon”, acrescenta a fundadora, “pretende resgatar a tradição, as técnicas que passam de geração em geração, mas sobre as quais não há registo, e transformá-lo com um olhar contemporâneo que se distingue pelo bom gosto e toque de sofisticação”.

Da Coleção Símbolo sobressai “O Pensador”, uma das mais belas estatuetas da tribo tchokwe, constituindo hoje uma referência da cultura angolana. “De cores quentes da terra e texturas ricas de sensações, este armário remete para este imaginário de tradições de um povo africano que garante a qualquer ambiente força e personalidade distintas”, descreve, por seu lado, Carlos Costa.

Todos os móveis são numerados e de edição limitada, sendo manufaturados em Vila Nova de Famalicão por artesãos locais, destinando-se a um segmento de gama alta. A Alma de Luce, que já vendeu três peças para a Arábia Saudita e o Dubai, está a apostar na entrada em mercados com forte poder de compra.

Alma de Luce apresentou-se publicamente aos mercados em janeiro de 2015, em Paris, no salão Maison&Objet. Garantida está já também a presença do projeto no evento dos Entusiastas Rolls-Royce Clube 2016 – Yearbook e Exposição, que terá lugar em Inglaterra em dezembro deste ano.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO