Lusíada abre licenciaturas com propinas idênticas ao ensino superior público

28-07-2014

Contactos:
UNIVERSIDADE LUSÍADA

Largo Tinoco de Sousa
4760-108 Vila Nova de Famalicão
Portugal

Telefone: +351 252 309 200
Fax: +351 252 376 363
E-mail: info@fam.ulusiada.pt

www.fam.ulusiada.pt

Uma nova estratégia para a captação de alunos vai marcar o início de uma nova era na Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão. Quem estuda mais paga menos é a nova bandeira da instituição que já a partir do próximo ano letivo vai ter licenciaturas com propinas anuais de mil euros - valor idêntico ao das propinas do Ensino Superior público - para candidatos cuja média de acesso seja igual ou superior a 14 valores. Também a partir do próximo ano letivo a instituição vai abrir uma Licenciatura em Contabilidade, reconhecida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e sem estágio profissional, com propina anual de 700 euros.

As novidades introduzidas no projeto educativo da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, no ano em que a instituição comemora 25 anos de presença na cidade famalicense, foram reveladas esta segunda-feira, 28 de julho, durante a visita do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, inserida no roteiro “Famalicão Made IN”. “A Universidade Lusíada acaba de dar mais um passo no sentido de criar condições para que muitos estudantes possam frequentar cursos superiores também na nossa cidade. Famalicão é não só um concelho bom para viver e investir, mas também um concelho bom para estudar”, afirmou o autarca perante a Reitora, Rosa Moreira, e o Vice-Chanceler, António José Moreira, entre outros responsáveis da instituição.

De acordo com Rosa Moreira esta nova política enquadra-se no atual contexto social e económico do país, visando, numa lógica de solidariedade inclusiva, proporcionar a quem tem menos recursos financeiros o acesso ao conhecimento.

Desde a primeira hora intimamente comprometida com as dinâmicas do concelho, muito particularmente com o tecido empresarial, a Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão é também, segundo Paulo Cunha, um parceiro de excelência do município na afirmação do território. “É um pilar absolutamente insubstituível no projeto de desenvolvimento para Famalicão e com o qual a autarquia tem uma relação de cumplicidade e compromisso”, apontou, acrescentando que a Lusíada tem pautado a sua ação pela “qualidade do ensino, pela excelência da investigação e pela proximidade com as empresas da região, posicionando-se como uma alavanca para o desenvolvimento económico do concelho e de toda a região”.

Investigação atenta ao território

Esta forte ligação ao tecido empresarial, consubstanciada nas parcerias estabelecidas ao longo dos anos com conceituadas empresas do concelho e da região que proporcionam estágios em ambiente empresarial, explica o elevado índice de empregabilidade (93%) dos alunos que forma.

De resto, os projetos de investigação e desenvolvimento que a instituição concretiza vão de encontro às necessidades do território. Um dos projetos mais recentes foi a criação de um drone para dotar a PSP e as corporações de bombeiros do concelho de alta tecnologia para as suas missões.

Corria o ano de 1994 quando a Lusíada entregou os primeiros diplomas a um total de 146 alunos. Atualmente com 9 mil diplomadas, 3643 dos quais licenciados, a instituição desenvolve a sua atividade nas áreas científicas da Arquitetura, Design, Gestão, Marketing, Contabilidade, Engenharias Eletrónica e Informática e Gestão Industrial, Mecânica e Civil.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO