Projetos empreendedores 2IN com direito a benefícios fiscais e a gestor em Famalicão

25-09-2014

Os empresários que quiserem investir em Vila Nova de Famalicão e cujos projetos a Câmara Municipal considere como um mais valia para o concelho, vão ter direito a um gestor de projeto nomeado pelo município, que dará acompanhamento personalizado e integrado ao longo dos processos de licenciamento e instalação das empresas. A medida faz parte do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal que foi aprovado por unanimidade pelo executivo municipal na reunião pública desta quinta-feira, 25 de setembro, e que prevê ainda a concessão de benefícios fiscais de taxas municipais e acesso a um regime especial de procedimento administrativo.

Projetos 2IN é o nome que a Câmara Municipal escolheu para classificar os projetos empreendedores de reconhecido interesse económico e social que se queiram instalar em Vila Nova de Famalicão e que vão merecer particular atenção por parte da autarquia, que pretende desta forma dar um novo estimulo ao empreendedorismo local e captar novos investimentos para Vila Nova de Famalicão.

O Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal (Projetos 2IN), é assim mais um instrumento de apoio ao desenvolvimento económico no concelho lançado pelo executivo liderado por Paulo Cunha, que procura não só simplificar e concentrar as diversas medidas fiscais, mas também fazer o acompanhamento integrado dos potenciais projetos empresariais e promover uma comunicação mais próxima com os investidores.
Os benefícios fiscais balizados pelo novo regulamento para os projetos 2IN dependem da importância que vier a ser conferida aos projetos, de acordo com os critérios definido pelo regulamento, e podem ir desde a isenção total ou parcial dos impostos do IMI e IMT até à redução de 50% do valor das taxas das operações urbanísticas, entre outros benefícios.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, o regulamento hoje aprovado não só fomentará a captação de investimento, resultando num “enorme impacto na comunidade e na economia local”, como potenciará Famalicão como um concelho bom para investir. “Somos o terceiro concelho mais exportador do país e o segundo com o maior saldo líquido da balança comercial, mas isso não nos faz acomodar. Vamos continuar a fazer mais para que em Famalicão existam cada vez mais condições favoráveis ao investimento”, defende.

Paulo Cunha observa que o documento contribui para uma “relação de transparência” entre a Câmara Municipal e os munícipes e assegura ainda que “reúne a simpatia, a anuência, o agrado e a confiança dos empresários, empreendedores e cidadãos famalicenses”.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO