Vencem desemprego e são empresários sem mãos a medir

02-05-2016

Contactos:
LBJ WASH

Rua D. Maria II, Loteamento do Olheiro, Pavilhão 1
4760-485 Fradelos - V.N. Famalicão
Portugal

E-mail: lbjwash.2014@gmail.com

A história dos quatro protagonistas da empresa que hoje inscreveu o seu nome no roteiro Famalicão Made IN confirma que o desemprego pode ser uma oportunidade para mudar de vida. E que a cultura de risco e o espírito empreendedor são opções positivas.

Bruno, Carlos, Álvaro e Luís “viram a vida a andar para trás” com o fecho inesperado da empresa onde trabalhavam. “Havia trabalho dentro de portas todos os dias”, dizem.

Decidiram então vencer o desemprego e “arriscar tudo”. Criaram a lavandaria industrial de ganga LBJ Wash onde empregam outros quatro antigos colegas da falida Líderbrancura, que fechou em 2013 e também se dedicava à lavagem industrial de ganga.

Com base num forte conhecimento da carteira de clientes da antiga fábrica e do mercado, bem como no ‘know-how’ adquirido pela experiência de anos de trabalho por conta de outrem, pediram a antecipação do pagamento do subsídio de desemprego e um empréstimo ao banco.

Vestiram a farda de empresários e, com 100 mil euros, constituíram a LBJ Wash, que está instalada em Fradelos, Famalicão. “Hoje fazemos o mesmo que sempre fizeram com duas grandes diferenças: trabalhamos mais, mas para nós próprios”. Por isso, a motivação é outra e o brilho nos olhos de cada um reflete bem o que lhes vai na alma: “Um enorme orgulho e um sonho que se tornou realidade”.

A LBJ Wash, que recebeu o contributo conhecedor do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Câmara de Famalicão para chegar ao mercado, iniciou a atividade em junho de 2014 e em 2015 faturou 200 mil euros, fruto dos cem mil pares de calças que tratou. Para este ano a meta é chegar aos 150 mil euros e, num futuro próximo, aos 300 mil euros.

“Temos a certeza absoluta de que o que fazemos é bem feito. Sabemos que o que fazemos é o que dá o ser às calças de ganga”, dizem os quatro ‘empresários improváveis’ e que hoje dizem não ter mãos a medir para tantos pedidos e que encontram “em cada cliente um amigo”.

Paulo Cunha, que hoje visitou a empresa em mais uma jornada do roteiro Famalicão Made IN, desdobrou-se em elogios à capacidade empreendedora destes “empresários de mangas arregaçadas”. “Os quatro caíram numa situação de desemprego e, em vez de ficarem à espera que algo acontecesse, arriscaram um futuro novo, o que é notável”, observou.

O Presidente da Câmara lembrou, de resto, que a primeira razão que levou à criação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor foi ajudar quem está desempregado a regressar ao mercado de trabalho. “Este é um magnífico exemplo do muito bom que se faz em Famalicão no apoio ao empreendedorismo e que continuaremos a apoiar no futuro”, rematou.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO