pedido contacto

Menu

Famalicão

Visitar Famalicão

Locais de interesse
Território do conhecimento, da inovação e da cultura, Vila Nova de Famalicão é também a terra do escritor Camilo Castelo Branco. Foi em S. Miguel de Seide que o romancista escreveu algumas das mais belas páginas da literatura portuguesa. É na Casa-Museu de Camilo, um polo de referência da cultura portuguesa, que se mantêm as memórias do escritor.

Aposta também na preservação e valorização do património histórico-cultural, de que, para além da Casa-Museu de Camilo, são exemplos os outros doze equipamentos culturais que compõem a Rede de Museus do concelho.

A riqueza patrimonial de Vila Nova de Famalicão revela-se ainda através dos raros e belos exemplares da arte românica, de que as igrejas de Santa Eulália do Mosteiro de Arnoso, igreja do Mosteiro de Landim e igreja de S. Tiago de Antas são o expoente máximo.

Mas Famalicão é também uma terra do presente e, sobretudo, do futuro, destacando-se pelo dinamismo da sua política cultural, nomeadamente através da programação contemporânea da Casa das Artes e da Fundação Cupertino de Miranda.

Já o Parque da Devesa, composto por cerca de 27 hectares, é o ‘pulmão verde’ da cidade. Um espaço de recreio e lazer, ideal para a realização de atividades culturais, já que é em pleno parque que se encontra a Casa do Território, um novo espaço cultural que se abriu à cidade.

Vila Nova de Famalicão é um concelho a conhecer também pelo dinamismo das suas associações desportivas, pelas suas festas e romarias, pelos seus restaurantes…

Como chegar
Para quem vem do Sul, Famalicão é a porta de entrada no Minho. Para quem vem do Norte e da Galiza, é a última referência do Minho antes da Área Metropolitana do Porto.

O concelho é servido por uma moderna rede de acessibilidades, acolhendo um dos mais importantes cruzamentos de auto-estradas do país - A3 (Porto-Valença) e A7 (Guimarães-Póvoa de Varzim) - e por um serviço de transportes ferroviários de vanguarda, com ligações diretas a Braga, Guimarães, Porto, Vigo, Coimbra, Lisboa e Algarve.

Famalicão está perto de tudo. De grandes cidades, do mar e das serras de Trás-os-Montes. Está a poucos minutos do Aeroporto e do Porto de Leixões e a cerca de uma hora da Galiza e do Aeroporto de Vigo.