Acontecimentos que marcaram Famalicão em 2014

31-12-2014

Em 2014 Vila Nova de Famalicão teve motivos para sorrir. Da economia à cultura, passando pelas freguesias e pelo desporto, um pouco por todo o concelho viveu-se a dinâmica das políticas do executivo municipal com uma liderança de Paulo Cunha fortemente marcada pela proximidade, pela ambição e pelo realismo. Mas não só! Os famalicenses mostraram-se interessados e com vontade de ajudar a construir um futuro coletivo assente em bases sólidas e promissoras, dando uma verdadeira lição de vivência participativa quando convocados para participar no “Famalicão Visão 25 – 25 Ideias de Futuro”, iniciativa preparatória do Plano Estratégico para o período 2014-2025.
No plano económico, Famalicão foi notícia no país, orgulhoso dos seus recursos humanos, competentes e profissionais, e dos seus empresários, resilientes e com fibra. Continuamos a ser o terceiro município mais exportador do país e somos um dos que mais contribui para a saúde da balança comercial nacional.
Famalicão é um concelho com marca!

Aqui ficam os acontecimentos mais relevantes de 2014 em Famalicão por áreas de governação:

AÇÃO SOCIAL
A área social foi um dos eixos centrais deste ano de Governo Local. E continuará a sê-lo em 2015, com o orçamento municipal a destinar 7 milhões de euros para as políticas de apoio às famílias, num município reconhecido pelo segundo ano consecutivo e pela terceira vez como “Familiarmente Responsável”. Várias medidas sociais justificam esse título. As famílias famalicenses com mais de um filho em idade escolar beneficiam agora de um desconto de 50% com o segundo filho e de um desconto de 100% a partir do terceiro filho nos serviços prestados pelo município no âmbito do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico (refeição, acolhimento e prolongamento). O Banco de Livros Escolares é outra das medidas do ano, bem como a criação de um novo escalão de apoio social para aqueles níveis de ensino. Trata-se de um apoio concreto a todos os agregados posicionados no escalão três do abono de família. Além disso, a distribuição de lanches saudáveis e o reforço dos programas de fruta e leite escolar são outras das novidades.


Ao abrigo do programa “Casa Feliz”, a Câmara Municipal continuou a beneficiar mais famílias com melhores condições nas suas habitações. Desde 2005, ano em que foi lançado, “Casa Feliz” já concretizou mais de centena e meia de processos de reabilitação de casas degradadas, tendo o município comparticipado com um valor superior a 700 mil euros.



CIDADANIA
O dia 11 setembro de 2014 assinalou o arranque da iniciativa “Famalicão Visão 25 – 25 ideias para o Futuro” que visou preparar o Plano Estratégico de Famalicão 2014-2025. Os famalicenses foram chamados a participar neste processo de decisão, numa lógica de gestão pública e de intervenção comunitária, tendo-se revelado um interessante exemplo de intensificação da democracia. Porque não há verdadeira democracia sem participação.


Nessa lógica de vivência participativa e para promover uma relação de proximidade com toda a população, Paulo Cunha cumpriu o compromisso de realizar audiências semanais com os munícipes, com os quais se reúne no seu gabinete, para ouvir os seus anseios e as suas preocupações.

Com o mesmo propósito de aproximar a Administração Pública dos cidadãos, foi inaugurado em agosto o Espaço Cidadão, com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro. É um local privilegiado para os famalicenses tratarem de assuntos como a renovação da carta de condução ou a alteração de morada do cartão de cidadão.



CULTURA
É incontornável a referência ao regresso do Comboio Presidencial, utilizado pelos Chefes de Estado, entre os quais Salazar, nas deslocações pelo país entre 1910 e 1970. Foi no dia 27 de março que aquele comboio histórico fez a primeira viagem ao Norte, entre o Entroncamento e Famalicão, após ter sido objeto de profundo restauro que o habilita a circular na rede ferroviária nacional.


As comemorações do 25 de abril de 1974 ficaram marcadas em Famalicão pela apresentação dos Lenços das Madrinhas de Guerra, um produto inovador que combina diversas riquezas do património cultural imaterial do país e também um hino à tradição das bordadeiras. O impacto da iniciativa nos órgãos de comunicação social nacionais foi enorme.


Em julho, Famalicão festejou a poesia com o Carmina, o primeiro encontro literário que a cidade acolheu na Fundação Cupertino de Miranda, tendo reunido os principais especialistas do universo da poesia.

Nesse mês Famalicão acolheu ainda com enorme entusiasmo o Vaudeville Rendez-Vous, o primeiro festival internacional de artes performativas, com reconhecidos artistas nacionais e internacionais. O balanço não podia ser mais positivo.


Também os Primeiros Encontros Camilianos, que a 13 de outubro assinalaram o 150º aniversário da fixação de Camilo Castelo Branco em Seide S. Miguel, cativaram Isabel Pires de Lima. A antiga ministra da Cultura saudou o Município de Famalicão pela forte aposta na área cultural.


Famalicão teve ainda a honra de receber, nos dias 12 e 13 de dezembro, a 17ª Mostra Nacional de Jovens Criadores cuja abertura contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro. Dos trabalhos expostos em Famalicão saíram as obras que irão representar Portugal na 7.ª Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que se realiza em Maputo, em julho de 2015.


Referência ainda para os grandes nomes que passaram pela Casa das Artes, como António Fagundes, Carminho, Peter Hook e Wadada Leo Smith.



DESPORTO
2014 foi um ano repleto de novos acontecimentos desportivos em Famalicão. As 3 Horas Noturnas de BTT resultaram num enorme êxito. À adrenalina dos mais de 500 atletas que participaram nesta prova realizada a 15 de setembro juntou-se a pedalada dos milhares de pessoas que a ela assistiram.


Ritmo, alegria e muito glamour marcaram a Taça da Europa e Taça de Portugal de Danças Latinas e Clássicas que a 24 de novembro atraíram milhares de pessoas a Famalicão. Esta foi a primeira vez que Portugal recebeu a competição europeia e Famalicão mostrou estar à altura dos grandes acontecimentos desportivos.


A primeira edição da Meia Maratona superou todas as expectativas. No dia 28 de novembro cerca de três mil atletas encheram as ruas da cidade dando vida a esta prova que nasceu para ser uma referência nacional.


Às novidades juntaram-se muitos outros eventos já consagrados e que afirmam Famalicão como uma cidade verdadeiramente desportiva.


ECONOMIA
Em 2014 ficamos a saber que Famalicão reforçou a posição de concelho mais exportador do Norte em 2013, ano em que faturou ao exterior 1,645 mil milhões de euros, sendo o terceiro município mais exportador do país, de acordo com dados recentes do Instituto Nacional de Estatística. E conseguiu ainda a proeza de registar uma balança comercial muito favorável, com um superavit de 792 milhões de euros, o que representa um aumento de 6% em relação a 2012.

A propósito da capacidade e vocação exportadora de Famalicão, Passos Coelho inaugurou em outubro o Espaço Made IN, o novo gabinete de apoio ao empreendedor, com elogios ao município. “Esperaríamos que muitos outros concelhos de país pudessem ter a pujança de investimento e a produtividade que se sente e se mede em Vila Nova de Famalicão”, afirmou. De resto, o Famalicão Made IN está a deixar marcas, sendo evidente o crescimento e a evolução desta iniciativa.



EDUCAÇÃO
Maio foi o mês da apresentação à comunidade educativa do Regulamento Municipal de Educação, reúne um conjunto de medidas de grande alcance social.

O Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional que a Câmara de Famalicão apresentou publicamente a 21 de maio é um projeto de enorme interesse para o futuro da comunidade e tem a virtude de ser uma ferramenta ao serviço da melhoria da abordagem ao mercado de trabalho, potenciando maior proximidade entre escolas e empresas e maior relação entre as qualificações dos recursos humanos e as necessidades das empresas.

Em novembro Paulo Cunha iniciou um novo ciclo de visitas às freguesias, desta vez com as atenções focadas na realidade educativa do município. O presidente da Câmara de Famalicão já almoçou nas cantinas de duas escolas, iniciativa que será concluída quando forem visitadas todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e pré-escolar do concelho, num total de 79 estabelecimentos de ensino.



FREGUESIAS
O roteiro associativo atestou a cumplicidade coletiva e também o sentido de cidadania que caracterizaram este ano de governação autárquica. Paulo Cunha realizou ao longo de 2014 reuniões com os movimentos formais e informais de todas as freguesias para fortalecer a malha associativa e garantir o futuro coletivo da comunidade. Em 2015 o roteiro é para retomar.


Os famalicenses podem voltar a sentir-se mais seguros e confortáveis durante as suas caminhadas ou passeios noturnos, porque está concluído o processo de reposição da iluminação pública em todo o concelho. Na manhã de 22 de dezembro, Paulo Cunha, num ato simbólico, ligou o último ponto de luz pública.


A modernização dos serviços administrativos e a descentralização de mais competências para as freguesias são os caminhos que o executivo de Paulo Cunha está a percorrer para desburocratizar e aproximar a administração pública dos cidadãos. Este ano ficou marcado pela assinatura de contratos interadministrativos e de contratos de execução com todas as freguesias, para além da aposta na autonomia financeira das juntas de freguesia através da transferência de dois milhões de euros de verbas livres do orçamento municipal.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO