12-02-2019

Afirmação internacional leva Sinovir a Milão

Há 30 anos a produzir sapatos para marcas internacionais, a Sinovir está de regresso à Micam, a maior feira de calçado do mundo, em Milão, para consolidar posição internacional.

A empresa familiar, desde sempre com vocação totalmente exportadora, produz na fábrica de Novais, Vila Nova de Famalicão, 900 pares de sapatos por dia, dando emprego a mais de uma centena de trabalhadores. O exercício de 2018 terminou com uma faturação de cerca de 5 milhões de euros.

“Esta é a nossa quarta participação consecutiva na Micam. Ainda que de forma ténue, já conseguimos chegar a mercados tão díspares como Cazasquistão, Japão, Canadá e Austrália. A realidade de há 10 anos não tem nada a ver com a de hoje e nós temos que evoluir”, admite o administrador Francisco Rodrigues. Apesar de já sexagenário, é o mais novo dos quatro filhos do fundador da Sinovir, constituída há 60 anos para produzir peças técnicas para o sector têxtil, mas que há três décadas decidiu apostar também na área do calçado.

Até agora focada na produção em regime de 'private label' para marcas internacionais, a empresa famalicense canaliza praticamente toda a produção para a Europa Central, mas espera que a recente aposta numa coleção de marca própria (sobretudo de calçado feminino, mas também para homem e criança) lhe permita lançar-se em novas geografias.

“O nosso principal objetivo é encontrar alternativas aos mercados ocidentais, países em que as estações do ano não coincidam com as nossas, como os EUA, a Austrália ou até a Escandinávia”, explica Francisco Rodrigues.

O lançamento da marca própria, que assumiu o mesmo nome da empresa, foi acompanhado da aposta numa nova imagem, que a Sinovir espera que contribua para impor um lugar no mercado e valorizar a sua coleção no estrangeiro.

A Micam decorre até quinta-feira, 14 de fevereiro, e Portugal tem a maior delegação estrangeira, constituída por 90 empresas. A feira conta com mais de 1.600 expositores de meia centena de países e espera a visita de mais de 40 mil visitantes profissionais.

Partilhar ››

‹ VOLTAR