Baby Box. Startup famalicense quer promover sono seguro para os bebés com conceito novo em Portugal

01-06-2020

Depois de seis anos em Inglaterra, Verónica Macedo e João Cortinhas decidiram voltar para Portugal quando souberam que iam ser pais. Consigo trouxeram uma ideia que conheceram naquele país e que transformaram em negócio, incentivados pelo receio de ver algo semelhante no mercado português e depois pensar: “Porque não fomos nós?”.

Chama-se Baby Box, ou seja, uma caixa de cartão que visa promover práticas de sono mais seguras para os bebés no sentido de diminuir o risco da Síndrome de Morte Súbita do Lactente, e que pode ser adquirida a partir desta segunda-feira, 1 de junho, no site da startup famalicense Baby Box.

O conceito nasceu na Finlândia na década de 1930, e está também presente noutros países como Reino Unido, Escócia, Austrália e Estados Unidos, mas é ainda desconhecido no nosso país.

“A Baby Box é uma caixa de cartão certificado e muito confortável, especialmente desenhada para poder ser usada como um mini berço, com a vantagem de poder ser transportada para qualquer lugar da casa, o que permite que as práticas seguras sejam cumpridas onde quer que os pais estejam”, explica a enfermeira de 32 anos.

Pela sua dimensão (68 centímetros de comprimento por 42 de largura) e conceito minimalista, a Baby Box reduz a tendência dos pais colocarem objetos junto ao bebé, como peluches, brinquedos e almofadas, uma prática que pode potenciar mortes por asfixia.

O casal vê a caixa como “um meio para um fim, funcionando como um objeto educativo para os adultos”. Isolada suscita uma certa “estranheza”, mas, aliada à educação, “sente-se uma abertura completamente diferente” por parte dos pais portugueses.

Para além da caixa propriamente dita, que aguenta um peso até dez quilogramas, a Baby Box inclui ainda um colchão ajustado, uma cobertura impermeável e um lençol 100% de algodão.

Pode ser adquirida por 34,95€, a partir desta segunda-feira, dia 1 de junho, data em que começam a aceitar encomendas. O valor já inclui portes de envio e a marca envia para qualquer ponto de Portugal Continental (as ilhas estarão para breve, garantem Verónica e João).

Em acompanhamento pelo Famalicão Made IN, através do seu Gabinete de Apoio ao Empreendedor, a startup Baby Box está instalada na Incubadora Famalicão Made IN - Polo Edifício Globus, em Vilarinho das Cambas, Famalicão. Vender em lojas com porta para a rua também está no horizonte, mas para já o casal dá prioridade ao site, www.babybox.pt.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO