Câmara de Famalicão financia projetos empresariais sem juros

27-10-2014

Ávida de boas ideias e bons negócios para o concelho, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai financiar novos projetos empresariais a custo zero. A partir desta segunda-feira, 27 de outubro, os empreendedores locais têm ao seu dispor o FINICIA II, um fundo de 250 mil euros de apoio às micro e pequenas empresas famalicenses, para o qual a autarquia contribui com 50 mil euros, financiamento isento de juros, e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave com 200 mil euros, com um spread de 2,5 por cento sem encargos adicionais.

O protocolo financeiro e de cooperação que assinalou a entrada em vigor do FINICIA II, por um período de um ano, foi hoje assinado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, a Norgarante - Sociedade de Garantia Mútua e o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, numa cerimónia que decorreu no Espaço Famalicão Made IN, o novo gabinete de apoio ao empreendedor criado pela autarquia famalicense.

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, mostrou-se convicto de que “esta parceria terá retorno de grande relevo para a comunidade” e apontou as vantagens das condições de financiamento do FINICIA II como aspecto primordial para que as micro e pequenas empresas possam aceder ao crédito e ser bem-sucedidas no desenvolvimento de novos projetos empresariais. “A Câmara Municipal de Famalicão participa neste novo instrumento de financiamento inovador e atrativo comparativamente aos produtos da mesma natureza que existem no mercado, financiando novos projetos sem exigir juros aos empresários, consciente da sua importância para o desenvolvimento do território”, afirmou o autarca, acrescentando que, tanto o Município de Famalicão como a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave, poderão nos anos seguintes vir a reforçar a sua participação no fundo em função dos objetivos e resultados alcançados.

O FINICIA II oferece condições de financiamento atractivas e ainda mais vantajosas em relação ao FINICIA I criado em 2009 (oferecia um spread de 5,25 por cento), sendo que o apoio financeiro a projetos de investimento é limitado a 45 mil euros por projeto e terá um período de reembolso mínimo de três anos e máximo de seis, com o máximo de um ano de carência de capital.

A gestão do fundo será efetuada pelas quatro entidades subscritoras do protocolo de constituição do FINICIA II, competindo ao Município de Famalicão, através do Espaço Famalicão Made IN, acompanhar a execução financeira e física dos projetos. “A perspectiva financeira que hoje somamos ao gabinete de apoio ao empreendedor, para além da sua tarefa de galvanizar e avaliar os novos projetos empresariais, é muito importante”, assinalou Paulo Cunha.

O autarca apontou ainda este apoio às micro e pequenas empresas do concelho como fundamental para o crescimento da atividade empresarial e o aumento da empregabilidade, tal como sucedeu com o primeiro FINICIA ao abrigo do qual foram aprovados 33 projetos empresariais, num total de 58 candidaturas, correspondendo a 94 postos de trabalho criados e a um investimento de perto de um milhão de euros. 67 por cento dos projetos aprovados foram na área dos serviços, 18 por cento na industria e 15 por cento no comércio.

O FINICIA II destina-se ao financiamento de pequenos projetos empresariais aos quais seja reconhecido interesse para o município. Entre as condições de elegibilidade dos projetos estão as características inovadoras ou diferenciadoras face às empresas instaladas no concelho ou na região.

Podem candidatar-se ao novo fundo as micro e pequenas empresas do concelho que pretendam desenvolver projectos empresariais nas áreas da indústria, comércio, turismo, energia, construção e serviços.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO