Carpintaria S. José equipa lojas de grandes marcas mundiais

03-02-2014

Contactos:
CARPINTARIA S. JOSÉ

Lugar de Cabanelas - Riba de Ave
4765-184 Riba de Ave - VNF
Portugal

Telefone: +351 252 875 300
Fax: +351 252 875 301
E-mail: csj@csj.pt

www.csj.pt

A decoração da megaloja oficial do Futebol Club de Barcelona, no Camp Nou, é a principal "bandeira" de uma carpintaria de Famalicão que começou por construir carros de bois mas que agora fatura quatro milhões de euros por ano.

Com cerca de 80 trabalhadores, a Carpintaria S. José (CSJ) tem em curso investimentos em instalações e maquinaria, orçados em 800 mil euros, para conseguir dar resposta às "crescentes solicitações" do mercado do Médio Oriente e à entrada no mercado sul-americano.
A carpintaria foi hoje visitada pelo presidente da Câmara, Paulo Cunha, no âmbito do roteiro "Made in Famalicão", trilhado pelo autarca para divulgar os exemplos de empreendedorismo e de arrojo empresarial no concelho.

A experiência industrial e comercial da família Machado no setor da carpintaria remonta ao avô dos atuais gerentes, que em inícios dos anos 30 do século XX começou a fabricar portas, janelas e soalhos, mas também muita tanoaria e muitos carros de bois.
"Hoje não fabricamos carros de bois por falta de encomendas", referiu Joaquim Machado, um dos atuais responsáveis da empresa.

Há 12 anos, aproveitando o boom de centros comerciais em Portugal, a CSJ começou a entrar na área da decoração de lojas, que é hoje em dia a sua principal aposta. Esta aposta abriu à empresa as portas da exportação, que já absorve entre 60 a 70 por cento da sua produção.

A fábrica terminou 2013 com a concretização de um contrato de 400 mil euros relativo ao mobiliário e à decoração da maior loja de clubes do mundo, a megastore do Futebol Club Barcelona no Camp Nou, em parceria com a Nike. "O concurso público foi disputado por empresas de cinco países", sublinhou Joaquim Machado, adiantando que a CSJ é "a única empresa portuguesa fornecedora da Nike" àquele nível.

Para dar vazão à procura do mercado externo, a empresa tem em curso investimentos de 800 mil euros, traduzidos, nomeadamente, na construção de um armazém para logística de grande volume e expedição, sobretudo internacional (camiões e contentores).
A montagem de uma nova linha de acabamentos, a aquisição de uma nova máquina de controlo numérico por computador e de uma nova prensa a quente para colagens rápidas de material são outros dos investimentos.

Será também instalado um sistema de aquecimento da totalidade da fábrica e dos armazéns de produto acabado, usando exclusivamente os resíduos da fábrica como fonte de energia, para produzir até 1000 quilocalorias por hora.

No seu currículo, a CSJ conta com a execução e remodelação de lojas e espaços comerciais de muitas das mais conhecidas marcas nacionais e internacionais, em centros comerciais e ruas da Europa, assim como na Ásia, no norte de África e na América do Sul.
"Não perdemos uma oportunidade. Por exemplo, ninguém vai para o Irão, nós vamos", disse Joaquim Machado.

O presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, destacou o "arrojo" da empresa, pela sua disponibilidade em entrar em mercados como o Irão ou a Líbia, e apontou-a como um exemplo a seguir nos tempos difíceis que Portugal e a Europa atravessam. "A empresa teve nos carros de bois o seu primeiro produto mas soube sempre adaptar-se ao longo dos tempos, vendo em cada adversidade uma oportunidade de crescimento", sublinhou o autarca.

VCP // MSP
Lusa/fim

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO