CESPU inova na saúde a partir de Famalicão

07-07-2014

Contactos:
UNIVERSIDADE CESPU
ESCOLA SUPERIOR DE SAÚDE DO VALE DO AVE

Rua José António Vidal, 81
4760-409 Vila Nova de Famalicão
Portugal

Telefone: +351 252 303 600
Fax: +351 252 303 694
E-mail: secretaria.essva@cespu.pt

www.cespu.pt

Um exemplo no ensino das ciências e tecnologias da medicina, mas também na prestação de cuidados de saúde, na investigação, na inovação e no empreendedorismo. Foram estes os atributos da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), que convenceram o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, a incluir esta instituição na rota de visitas do ciclo ‘Famalicão Made IN’, onde se promove e dá a conhecer projetos de sucesso sediados no concelho.

A ESSVA, pertencente à Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário - CESPU iniciou a sua atividade em Famalicão em 1997, cujo novo edifício foi inaugurado em 2004.

Na visita às instalações, Paulo Cunha reafirmou a importância do projecto ‘Famalicão Made IN’ como “um projecto que pretende realçar o que de melhor se faz em Famalicão, aquilo onde nós somos de certa forma exemplares e também aquilo que podemos sinalizar ao exterior como fator atrativo para que Famalicão seja um concelho cada vez mais apetecível, que as pessoas venham para cá viver, aqui façam os seus investimentos que se realizem pessoal e profissionalmente”.

E em matéria de excelência, Paulo Cunha realçou o importante contributo que a Cespu tem dado ao longo dos anos. “Um contributo absolutamente inquestionável a este nível, a Cespu soube no território do concelho de Famalicão realizar um conjunto de projectos ao nível do ensino, da formação, da investigação científica, mas também da prestação de serviços que fazem dela uma instituição de referência”.

A CESPU já formou em Vila Nova de Famalicão 2532 diplomados, 42 mestres e conferiu especialização a 277 enfermeiros. A Escola Superior de Saúde do Vale do Ave ministra cursos de Licenciatura em Enfermagem, Fisioterapia, Higiene Oral, Podologia, Prótese Dentária, Terapia Ocupacional e Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica.

Para além do ensino, a investigação tem sido uma das âncoras do trabalho da CESPU em Famalicão, que lhe valeu o recente convite da Universidade de Barcelona para integrar, como membro efetivo, a Health Universitat de Barcelona Campus, uma instituição de referência internacional para a conexão entre o conhecimento e a saúde.

“A relação com a Universidade de Barcelona já tem muitos anos. Somos muito diferentes do ponto de vista de tamanho. A Universidade de Barcelona tem cerca de 90 mil alunos de licenciaturas e umas dezenas de milhares alunos a fazer pós-graduações. Nós somos muito pequenos, mas do ponto de vista de saúde que é a única coisa que nós fazemos, temos a mesma dimensão da Universidade de Barcelona que rondará os 4 mil alunos. Barcelona encontrou na nossa casa uma instituição que é fiel do ponto de vista de cumprir os seus acordos e temos colaborado muito com a universidade na área da saúde quer em Barcelona, quer em Angola que já temos alguns projectos em comum e estamos a desenvolver em Marrocos”, afirmou o presidente da CESPU, Almeida Dias.

Atualmente, as apostas da CESPU passam pela “exportação” do seu modelo de formação, sobretudo para Espanha, França e Itália, e pela “importação” de alunos estrangeiros.

Almeida Dias elogiou ainda o apoio que a Câmara Municipal de Famalicão tem dado ao grupo ao longo deste anos, ajudando a crescer.

De resto, a visita de Paulo Cunha à instituição ficou ainda marcada pelo desafio proposto pela autarquia para a criação de uma unidade de autodiagnóstico no Parque de Devesa para avaliar um conjunto de parâmetros de saúde aos praticantes de desporto. A unidade ficará instalada na CESPU, mesmo junto ao Parque da Devesa, ao abrigo de uma parceria entre aquela cooperativa e a Câmara de Famalicão.

“Quem pratica desporto precisa de ser esclarecido, precisa saber se o está a fazer da forma mais correta”, referiu o autarca de Famalicão, Paulo Cunha.

A CESPU dispõe de uma série de valências ligadas à saúde, entre as quais um centro de medicina desportiva e de reabilitação, dirigido por Domingos Gomes. Neste centro, criado em 2010, já foram feitos 7036 exames desportivos.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO