Empresários ajudam a internacionalizar economia famalicense

10-10-2014

Quatro empresários famalicenses comprometeram-se nesta sexta-feira, 10 de outubro, a apoiar novas empresas do concelho a explorar comercialmente as potencialidades do mercado brasileiro, assumindo-se como embaixadores de Vila Nova de Famalicão no Brasil.

A AMOB (fabricante líder mundial de curvadoras de tubos), a COMIFRIO (comércio de refeições prontas ultracongeladas), o GRUPOMAR (comércio de bacalhau) e Vítor Costa (empresário famalicense com forte ligação ao Brasil), cuja presença no mercado brasileiro conta já com muitos anos, estão dispostos a mostrar o caminho do Brasil às empresas de Vila Nova de Famalicão, facilitando a sua entrada e proporcionando-lhes a possibilidade de novos negócios numa das economias mais fortes do mundo, num percurso que se pretende de internacionalização da economia famalicense.

A declaração de compromisso foi assinada na segunda conferência de Famalicão Made INternacional, promovida pelo Município de Vila Nova de Famalicão através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, que, depois de Angola, apresentou o Brasil como um horizonte rico em oportunidades para as empresas famalicenses. Marcaram presença na sessão que decorreu na Casa do Território, Parque da Devesa, o Cônsul Geral-Adjunto do Brasil no Porto, Durval Carvalho de Barros, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Joelson Dias, uma representante do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Internacional, Fernanda Garcia, o consultor da Strategy and Business Consulting, Sérgio Castro, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, entre vários empresários da região.

O painel de convidados foi unânime nos elogios à Câmara Municipal de Famalicão por promover uma “iniciativa extraordinária” que procura estreitar a cooperação económica entre os dois países e promover o tecido empresarial do concelho famalicense. O Cônsul Geral-Adjunto do Brasil no Porto salientou mesmo que se trata de um “bom exemplo do poder público de Vila Nova de Famalicão ao serviço do crescimento da sua economia”.

Durval Carvalho de Barros assinalou que o Brasil é um “horizonte de oportunidades de negócio absolutamente gigantescas” e disse que o Consulado está de portas abertas para promover o investimento famalicense no Brasil. “Deste encontro sai a possibilidade de cooperação e diálogo muito proveitosa”, afirmou.

Famalicão é o terceiro município mais exportador do país e a segunda maior economia do Minho. Mas o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, interpreta esses indicadores como algo que “aumenta a responsabilidade da autarquia no sentido de potenciar a genética empreendedora e até a vocação exportadora que caracteriza o município”. Nesse sentido, aponta o autarca, “Famalicão Made INternacional visa institucionalizar a relação da Câmara Municipal com o tecido empresarial”, procurando criar “condições estruturais”, nomeadamente através do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, para que o processo de internacionalização ocorra de forma “segura e acertada”.

Paulo Cunha encara o compromisso assumido pelos quatro empresários famalicenses que aceitaram ser embaixadores de Famalicão no Brasil como “um sinal claro de como se deve concretizar a aposta na responsabilidade social das empresas”. A Câmara Municipal, por seu lado, assume-se como elemento institucional facilitador e como indutor do desenvolvimento do tecido empresarial do concelho ao criar condições para que exista uma ação concertada que permita atingir esse propósito.

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