“Famalicão Made IN” projeta um Concelho com Marca
03-03-2014
A Câmara Municipal vai lançar esta semana uma nova campanha de valorização e afirmação do seu território, direcionada para a exploração do potencial económico do concelho. A campanha, que servirá de base à imagem corporativa do programa “Famalicão Made IN”, é composta por um conjunto de seis imagens diferentes e representa uma nova fase de desenvolvimento deste projeto, lançado pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, logo no arranque do seu mandato para estimular a competitividade económica e empresarial do município.
Centrada precisamente no conceito “Famalicão Made IN”, à qual se junta a assinatura “Um Concelho com Marca", a ação pretende reforçar a associação da marca Famalicão a um bom município para viver e para investir, procurando intensificar a atratividade do município na captação de novos investimentos nacionais e estrangeiros e também estimular o empreendedorismo empresarial já existente.
As imagens desta campanha estão associadas à força produtiva e industrial do concelho e são marcadas pela simplicidade e minimalismo. Com isto, pretende-se transmitir a ideia de modernidade e inovação, bem como a capacidade empreendedora do município e a alta qualidade de produtos que é possível produzir a partir do seu território.
O presidente da autarquia diz que Famalicão “tem tudo o que um investidor precisa para desenvolver os seus projetos” e é esse o grande fundamento desta campanha e o grande trunfo que o município apresenta para convencer novos investidores. Paulo Cunha dá como exemplos os recursos humanos altamente qualificados, a localização geográfica particularmente privilegiada no Norte do país, a existência de uma vasta rede de empresas de referência e o patamar de desenvolvimento do concelho, que tem garantido um crescimento populacional sustentado e que tem já uma densidade próxima dos 140 mil habitantes.
Paulo Cunha dá como melhor testemunho do que afirma, as empresas de referência internacional que estão sediadas no território concelhio e que têm vindo a ampliar os seus investimentos no município, como a Continental Mabor, a Leica, a Louropel, a Riopele e a Salsa, entre muitas outras.
“Famalicão é um concelho com marca e que marca”, refere a propósito o autarca lembrando que o município é o terceiro mais exportador de Portugal, é o mais exportador do Norte e é a segunda maior economia do Minho. Famalicão lidera também a Norte ao nível do volume de negócios das indústrias transformadoras e é o concelho com o melhor resultado ao nível do Valor Acrescentado Bruto (VAB) das empresas das indústrias transformadoras da região.
É esta genética empresarial que Paulo Cunha tem vindo a explorar para afirmar Vila Nova de Famalicão, potenciando ao máximo os investimentos e as apostas que na última década foram feitos no concelho em áreas tão diversas como a cultura, a solidariedade e a educação e nos investimentos realizados ao nível da infraestruturação do município.
Recorde-se que o programa Famalicão Made IN, que teve início com o lançamento de um ciclo de visitas do autarca famalicense às boas práticas empreendedoras do concelho, é reforçado agora com o lançamento desta campanha de marketing territorial e vai desencadear brevemente um novo conjunto de serviços municipais de apoio e fomento ao empreendedorismo.
“Mais do que um programa, o “Famalicão Made IN” é uma estratégia e um sistema devidamente articulado com as dinâmicas existentes no território, tendo em vista elevar os índices de competitividade do concelho de Famalicão”, resume Paulo Cunha.