Famalicão quer marcar o futuro com setores têxtil e agroalimentar a servirem de locomotiva

09-01-2015

Vila Nova de Famalicão quer reforçar o seu posicionamento como epicentro regional de base altamente tecnológica e inovadora na área do têxtil e do vestuário, e colocar-se no mesmo patamar ao nível do setor agroalimentar. Para isso, ao CITEVE - Centro Tecnológico Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e ao CENTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes a Câmara Municipal quer juntar em Famalicão, um Centro de Competências Agroalimentar.  Este é um dos caminhos que aponta o Plano Estratégico de Vila Nova de Famalicão 2014-2025 para o desenvolvimento do concelho que foi apresentado esta quinta-feira, dia 8, pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, na Casa das Artes, numa cerimónia que contou com a participação de várias centenas de pessoas representativas do tecido institucional e empresarial do município.

“É preciso fazer investimento ao nível do desenvolvimento tecnológico no agroalimentar e Famalicão, pela rede de empresas que tem no setor e pela experiência emprestada pelo CITEVE, tem condições ideais para ser a sede de um centro tecnológico que ajude as empresas do país a desenvolverem-se e a inovarem, como já acontece de forma muito significativa no têxtil”, afirmou o autarca famalicense.

Famalicão quer, assim, aplicar investigação, tecnologia e desenvolvimento à tradição e aos valores que fazem e fizeram a história do concelho e que são reconhecidos como as alavancas ideais para assegurar a visão que os famalicenses defenderam para Famalicão durante a elaboração do Plano Estratégico – coesão, solidariedade, desenvolvimento e sustentabilidade, que garantam mais emprego, mais ambiente, mais cultura, mais educação e mais solidariedade.

“É um Plano Estratégico assente em pilares, relacionados com aquilo que Famalicão é e com aquilo que é a sua história, com as nossas forças e com os setores em que o concelho é notado a nível nacional e internacional, e com o contexto de oportunidade influenciado pelas expetativas geradas em torno do novo quadro comunitário”, disse a propósito o Presidente da Câmara.

Projetar Vila Nova de Famalicão como uma comunidade tecno-industrial global, focada na excelência dos setores agroalimentar e têxtil, com um território verde multifuncional é pois o horizonte que se apresenta à comunidade famalicense, e que será procurado através das agendas prioritárias do crescimento inteligente, do crescimento sustentável e do crescimento inclusivo.

Inteligência para a inovação tecnológica, desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos, sustentabilidade para a impressão de uma pegada ecológica e geracional responsável, e inclusão para a igualdade de oportunidades e de condições de todos os cidadãos famalicenses são os princípios que vão pautar o desenvolvimento dessas agendas e que convocam à participação de toda a comunidade.

Esta faceta mobilizadora da sociedade civil é mesmo um dos princípios fortes do documento apresentado, que aponta para a solidificação de um território de governação amigável e que atende à iniciativa e corresponsabilização do cidadão num novo patamar de relação administração pública-cidadão. “Este plano de trabalho é do território e para o território. E se todos foram autores deste plano estratégico, sejamos agora todos executores”, desafiou Paulo Cunha, com a certeza de que o envolvimento conjunto é condição “para que este magnifico programa de ação seja bem executado e para que possamos dizer em 2025 que atingimos os objetivos que traçamos”.

“Que cada um de nós continue a marcar Famalicão” foi a provocação final que Paulo Cunha deixou à assistência, deixando como que um aviso para o facto do programa Famalicão Visão’ 25 estar apenas no seu início.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO