Jovem carpinteiro famalicense concebe Cruz da Misericórdia que marca pelo design

14-12-2015

As dezassete cruzes que catorze paróquias de Vila Nova de Famalicão, duas de Guimarães e uma de Braga adotaram para assinalar o Ano Jubilar da Misericórdia que agora se inicia têm a marca da Oporto Unique Design, projeto diferenciador que recentemente acrescentou o seu nome à lista do roteiro Famalicão Made IN.

Das mãos do famalicense Norberto Fonseca saíram peças únicas para cada uma destas freguesias, feitas em madeira no seu estado natural e com origem em diversos pontos do globo. É isso que lhes confere uma “universalidade missionária profunda”, como aponta o padre Nuno Vilas Boas, principal impulsionador desta iniciativa, pensada inicialmente para o Arciprestado de Famalicão, mas que depois cresceu para paróquias de concelhos vizinhos.

A Cruz da Misericórdia está exposta nas igrejas paroquiais de Cavalões, Brufe, Santo Adrião, Cabeçudos, Esmeriz, Nine, Mouquim, Lemenhe, Louro, Outiz, Jesufrei, Arnoso Santa Maria, Arnoso Santa Eulália e Sezures (Vila Nova de Famalicão), Palmeira (Braga), Tabuadelo e Polvoreira (Guimarães).

Depois, numa dinâmica evangelizadora e congregadora da família e das comunidades paroquiais que a Igreja quer levar a cabo neste Ano Jubilar convocado pelo Papa Francisco – teve início a 8 de dezembro e termina a 20 de novembro do próximo ano –, percorrerá as casas dos paroquianos que manifestem interesse em recebê-la. “Inspirados pela memória evangelizadora do passado, chegamos a este novo ano pastoral com uma cruz que pretende sair em missão anunciando a misericórdia. Uma cruz fácil de transportar, ao colo, como uma criança, e sem véu. Como um sinal que se vê e que fala silenciosamente”, explica o sacerdote.

O uso de matéria-prima de diferentes proveniências, tons e cheiros em cada peça feita em madeira, num verdadeiro apelo aos sentidos, é uma imagem de marca da Oporto Unique Design. A Cruz da Misericórdia que o jovem carpinteiro de Nine manufaturou incorpora Carvalho e Choupo (Portugal), Mogno, Jatubá e Freijó (América), Tola, Bubinga e Kanbala (África), Faia e Freixo (Europa Central). “Um desafio único e que superou as melhores expetativas”, nas palavras de Norberto Fonseca.

Este famalicense – cujo trabalho Paulo Cunha já elogiou aquando da visita que realizou à Oporto Unique Design no contexto do roteiro Famalicão Made IN – é a prova de que este sector tradicional da economia portuguesa pode reinventar-se.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO