Made IN: um ano a projetar Famalicão

20-11-2014

O Famalicão Made IN está a comemorar o primeiro aniversário. Em novembro de 2013 teve início a ampla e articulada estratégia da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para promover o desenvolvimento económico do concelho. Foi com uma visita à Leica que o edil Paulo Cunha iniciou o roteiro às empresas famalicenses que se destacam pela sua capacidade empreendedora e de inovação, assumindo-se como seu embaixador institucional.

Passado um ano é evidente o crescimento e a evolução desta iniciativa. O Espaço Famalicão Made IN, o novo gabinete de apoio ao empreendedor criado pela autarquia famalicense e inaugurado há precisamente um mês (no dia 20 de outubro de 2014) pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, é o melhor testemunho do reconhecimento ao mérito deste projeto municipal. E, para além do novo espaço físico de apoio aos empreendedores, o Famalicão Made IN tem também um website que se posiciona como o prolongamento virtual do Espaço Famalicão Made IN. www.famalicaomadein.pt é assim um importante instrumento de captação de novos investimentos para o concelho e de valorização das marcas e dos produtos famalicenses.

Mas são os números que melhor traduzem o balanço, orgulhosamente positivo, deste primeiro ano de atividade do Famalicão Made IN: 33 empresas visitadas por Paulo Cunha, 10 empresas embaixadoras de Vila Nova de Famalicão no estrangeiro e 232 empreendedores acolhidos e/ou em acompanhamento.

Benefícios fiscais e financiamento municipal

O roteiro que tem levado Paulo Cunha a visitar as empresas que se destacam pela sua capacidade empreendedora e de inovação é a face mais visível de uma estratégia articulada com as dinâmicas do território e que envolve também outras linhas de ação. É o caso da atribuição de benefícios fiscais ao nível das taxas municipais e do acesso a um regime especial de procedimentos administrativos para apoiar os empreendedores.

Por outro lado, no âmbito do FINICIA II, a Câmara Municipal de Famalicão está a financiar novos projetos empresariais a custo zero. Os empreendedores locais têm ao seu dispor um fundo de 250 mil euros de apoio às micro e pequenas empresas famalicenses, para o qual a autarquia contribui com 50 mil euros, financiamento isento de juros, e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Médio Ave com 200 mil euros, com um spread de 2,5 por cento sem encargos adicionais.

O Espaço Famalicão Made IN está situado na Rua Camilo Castelo Branco, nº 108, 4760-127, junto ao edifício da Câmara Municipal, com os seguintes contactos e horário de funcionamento:
E-mail: madein@vilanovadefamalicao.org
Telefone: 252 320 930
Fax: 252 323 751
Internet: www.famalicaomadein.pt
Horário: segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO