Passos Coelho afirma que Famalicão está na dianteira da competitividade

20-10-2014

“Sabemos que estamos num dos concelhos com maior dinamismo económico do país o que significa que o propósito que a Câmara Municipal assume com a criação do Gabinete do Empreendedor só pode ser muito ambicioso”. O primeiro-ministro Passos Coelho esteve, esta segunda-feira, em Vila Nova de Famalicão a inaugurar um novo espaço de apoio ao investimento – o Famalicão Made IN – e deixou grandes elogios à veia empreendedora do concelho. No dia em que o presidente da Câmara Municipal Paulo Cunha completou um ano de mandato à frente dos destinos do município, o primeiro-ministro apontou Famalicão como um exemplo para o país.

“Esperaríamos que muitos outros concelhos de país pudessem ter a pujança de investimento e a produtividade que se sente e se mede em Vila Nova de Famalicão”, afirmou sublinhando que “este inconformismo que o município mostra ter com a situação atual e a aposta que faz no empreendedorismo e nos empresários mais jovens é realmente algo que vale a pena testemunhar, incentivar e apadrinhar porque segue o objetivo do país que é o seu crescimento económico”.

Pedro Passos Coelho, que antes de inaugurar o espaço Famalicão Made In foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho por uma verdadeira multidão, enalteceu o facto de Famalicão ter assumido “o compromisso com o crescimento da economia do país”.

O governante afirmou ainda que “é muito importante que os que estão na dianteira da competitividade, como é o caso de Vila Nova de Famalicão, sejam um exemplo”. E foi mais longe: “Famalicão é um duplo exemplo porque tem conseguido um nível de competitividade e industrialização muito elevado e isso deve motivar muitos outros concelhos. Mas também porque partindo dessa posição não se acomoda e percebe que o futuro se está a inventar e a construir a cada minuto que passa”.

Já durante a inauguração do espaço o primeiro-ministro reafirmou que “os municípios têm que ter preocupações na área da saúde, da educação e do apoio social, mas têm que coordenar atividades, mais do fazer investimentos diretos, criando incentivos para fixar recursos e ter territórios com atratividade para fixar investimentos, empresas e empregos”.

Perante este novo impulso e valorização empresarial do município de Vila Nova de Famalicão, Passos Coelho não tem dúvidas: “esta é uma iniciativa que se enquadra nessa perspetiva, ajudando a criar novos empreendedores, a gerar novos negócios, a incubar novas ideias, a facilitar a canalização de maiores competências de gestão para essas empresas, a criar incentivos e, sobretudo, a remover obstáculos para que as empresas possam progredir e isso, às vezes, é o mais importante até do que dar condições aos empresários”.

FAMALICÃO, UM CONCELHO COM MARCA

No dia que assinalou um ano da tomada de posse do executivo de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha aproveitou para fazer um “balanço positivo” do trabalho feito à frente dos destinos do concelho e apelar ao investimento na região.

O autarca considerou o espaço Famalicão Made In “uma valência fundamental para o desenvolvimento coletivo do município” e uma marca do concelho. “Olhamos para este ano de funções à frente dos destinos do município e olhamos o enfoque que foi dirigido para este setor porque entendemos que havia enquadramento de necessidade e de utilidade para o que fizéssemos”, afirmou.
“Queremos atuar em co-autoria e apostamos nesta cultura de compromisso e cumplicidade entre a autarquia e a sociedade. Este espaço será um autêntico gestor de projetos de modo a que sejam bem-sucedidos e as oportunidades bem aproveitadas” explicou.

Neste sentido Paulo Cunha defendeu que “é preciso criar condições para reter valor e investimento”, destacando os “sinais claros de investimento” de empresas internacionais, como a Continental Mabor e a Leica, que mostram vontade em manter-se em Vila Nova de Famalicão. Mas é preciso ir mais além: “queremos criar condições para que o nosso território seja um território atrativo. Temos que fazer marketing territorial, porque hoje há competição saudável entre concelhos e esta competição é útil para o próprio país, e isso vai criar dinâmicas e estímulos que permite aos mais arrojados e competentes serem melhor sucedidos”.

Um dos objetivos apontados por Paulo Cunha é, de resto, capacitar o território e as sinergias de modo a aproveitar os quadros comunitários e melhorar o número de empresas que possam aceder aos fundos. Mas Paulo Cunha vai mais longe e afirma: “temos que aprender com a história e definir prioridades, os erros do passado não podem ser repetidos e o investimento não é só para a região, porque o crescimento será para o país”.

O presidente da Câmara Municipal aproveitou a presença do primeiro-ministro para indicar dois paradoxos da região, a relação entre o crescimento económico e a falta de empregabilidade e o rendimento per capita, “vivemos numa das regiões mais pobres do país”, afirmou.

Neste sentido, o autarca deixou uma mensagem ao primeiro-ministro referindo que “esta região precisa de investimento público reprodutor, gerador de melhores condições”, acreditando que o espaço Famalicão Made In será uma mais-valia para a região e para a economia do país.

O Espaço Famalicão Made IN é um projeto ambicioso da Câmara Municipal e surge na sequência de outras ações desenvolvidas pelo município para valorizar e promover a genética empreendedora de Famalicão e atrair novos investimentos para o concelho. Estruturado em três grandes eixos de intervenção - INcubar, INvestir e INcentivar - tem como missão apoiar, informar e encaminhar quem deseja iniciar o seu próprio negócio. É um espaço que irá permitir concretizar a estratégia que a iniciativa Famalicão Made IN pretende cumprir, ou seja, o desenvolvimento económico do concelho e a sua consolidação enquanto terceiro município mais exportador do país.

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