Pires de Lima defende "agenda agressiva de financiamento" para acompanhar ambição das empresas

10-02-2015

O ministro da Economia considera que é tão importante o acesso a crédito bancário com taxas de juro mais competitivas, como a utilização de instrumentos vocacionados para a capitalização das empresas.

Numa conferência sobre financiamento às empresas, em Famalicão, o ministro da Economia defendeu, esta terça-feira, a necessidade de uma agenda mais "agressiva" de financiamento que acompanhe a ambição das empresas portuguesas de apostar nas exportações e na internacionalização da sua actividade.

Pires de Lima destacou que as empresas nacionais substituíram o predomínio do mercado doméstico pelo mercado global, uma reforma profunda da economia portuguesa "que deu passos muito sólidos" nos últimos anos, "e que eu creio que já não volta para trás", sublinhou.

"As exportações vão continuar a ganhar peso em relação ao PIB. E é preciso dar espaço a uma agenda mais agressiva de financiamento que acompanhe esta ambição", sublinhou o governante.

Nesse sentido, elencou, "é tão importante o acesso a crédito bancário com taxas mais competitivas", equivalentes aos do centro da Europa, "como a utilização de instrumentos vocacionados para a capitalização das empresas".

"O que é melhor? Ser dono a 100% de uma empresa pequena que não pode agarrar oportunidades de crescimento, ou partilhar capital e ser dona de 50%, 40%, 30% de uma empresa maior, com uma estrutura de capitais mais adequada que lhe permite agarrar oportunidades?", questionou Pires de Lima.

Fonte:
Jornal de Negócios
10-02-2015

Imagens: FAMA TV

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO