Pneus Continental Mabor e Máquinas Leica saem mais facilmente de Famalicão

17-03-2015

Está mais fácil o escoamento dos 16 milhões de pneus que a Continental Mabor produz ao ano em Vila Nova de Famalicão, assim como os produtos óticos da Leica, onde se incluem as mais desejadas máquinas fotográficas do mundo imortalizadas por Cartier Bresson e Robert Kapa. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, assinalou ontem, 16 de março, a conclusão de um investimento de 3 milhões de euros em duas novas acessibilidades da freguesia de Lousado, que beneficiam diretamente a atividade industrial destes dois gigantes da exportação nacional, para além de facilitarem a vida de um grande número de outras empresas situadas na zona e das pessoas que lá vivem.

As obras incidiram na requalificação da Rua de Montoito, em Lousado, e na construção de uma nova artéria, em Ribeirão, a que foi atribuído o nome de Rua Continental Mabor, e que serve o novo armazém da empresa construído no local numa área de 41.000 m2.

As duas artérias estão interligadas e confluem a nordeste com o Loteamento Industrial da Carvalhosa, onde está a Leica, a sul com as instalações industriais da Continental Mabor e a oeste com os novos armazém da empresa e com a Estrada Nacional 14, que liga o Porto a Vila Nova de Famalicão.

“É seguramente um investimento reprodutivo”, disse a propósito o Presidente da Câmara Municipal justificando o esforço do município pela necessidade que a autarquia tem “em acompanhar do ponto de vista infraestrutural o forte investimento empresarial privado que tem vindo a ser aplicado, para sermos consentâneos com esse empreendedorismo e alimentarmos as espectativas de crescimentos das empresas”.

O Presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor, que acompanhou o Presidente da Câmara numa visita às novas acessibilidades, não escondeu a sua satisfação por este “primeiro passo” dado “na resolução de alguns problemas que têm muitos anos”. Pedro Carreira reconheceu a importância da intervenção, “que permite à Mabor um acesso mais rápido à A3, que é a nossa fonte de saída de Portugal, através da Variante Nascente à cidade de Famalicão, mas lembrou a importância deste investimento ser complementado com a concretização da solução do problema do estrangulamento para a Nacional 14 apresentada recentemente pelo Primeiro-Ministro precisamente na Continental. “Uma solução que nos satisfaz plenamente”, disse.

Para além das ruas intervencionadas, a autarquia famalicense anunciou recentemente que o plano de renovação e ampliação da rede de acessibilidades a estas zonas industriais de Vilarinho das Cambas, Lousado e Ribeirão que a Câmara Municipal está a prosseguir e vai ser alargado dentro de muito pouco tempo. Neste momento decorrem as obras de uma nova rotunda na Estrada Nacional 14, em Vilarinho das Cambas, na confluência com a Zona Industrial de Lousado, estando assegurado para breve o arranque da requalificação da Rua da Roederstein, Rua Urbanização Navio e o alargamento da Rua 29 de Setembro. No total estas novas intervenções vão custar à autarquia famalicense perto de 800 mil euros.

Em todas estas intervenções, destinadas, como diz o presidente da Câmara “a fortalecer o território” a Câmara Municipal reserva particular cuidado à segurança e mobilidade das pessoas, com a construção de passeio elevados, porque as estradas “são também para os peões”.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO