As pequenas e médias empresas famalicenses têm novas oportunidades para reforçarem a sua vocação exportadora.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão estabeleceu parcerias com associações empresariais e setoriais que facilitam o acesso a iniciativas de apoio à internacionalização.

Apostar na diversificação de mercados e alargar a base exportadora do concelho são os principais objetivos desta estratégia.

Ações

  • Concessão de apoio nas despesas não comparticipadas para presença em missões empresariais e feiras internacionais (parceria da Câmara Municipal com a AEP - Associação Empresarial de Portugal e a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal)
  • Apoio em ações de mentoring empresarial em temáticas de internacionalização
  • Participação em projetos de internacionalização (missões ao exterior e inversas)
  • Parcerias estratégicas para fomento do investimento e apresentação de mercados
  • Participação em projetos cofinanciados pelo FEDER de apoio a PME em iniciativas de internacionalização
  • Ligação a cidades internacionais
  • Ligação a Embaixadas e Câmaras de Comércio
  • Ligação à AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
  • VOUCHERS INTERNACIONALIZAÇÃO

No quadro do protocolo de cooperação assinado com a ATP - Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal, tendo em vista apoiar e promover o acesso das PME têxteis famalicenses a iniciativas de internacionalização desenvolvidas por esta associação, nomeadamente missões empresariais e feiras internacionais, Câmara Municipal atribui às empresas um Voucher Internacionalização, no valor de 750,00 €, para despesas não comparticipadas.

Até ao momento foram atribuídos 17 Vouchers Internacionalização a empresas têxteis pela sua participação nas feiras internacionais ISPO 2019, FASHION SVP LONDRES 2019, TEXWORLD 2019 e ISPO 2020.

A medida entrou em vigor em 2019 e perdurará durante o ano de 2020.

  • ATLANTIC FOOD EXPORT

Iniciativa conjunta realizada por 7 organizações europeias para apoiar as PME do setor agroalimentar das regiões atlânticas a desenvolver estratégias inovadoras e melhorar sua competitividade nos mercados internacionais. De acordo com a estratégia para o desenvolvimento e internacionalização das empresas agroalimentares, o Município participa como parceiro no projeto ATLANTIC FOOD EXPORT.

Stakeholders do projeto

imagens

Empresas famalicenses envolvidas no projeto

- Frutivinhos
- Casa Grande - Casa de Chocolates
- Miolo de Nós
- Yogan - Queijos Veganos de Amêndoa
- SenrasDairy
- Cordeiros Farm
- Vinhos Castro
- Inês Terroso

- Quinta dos Fumeiros
- Cerveja Buja
- Adega Casa da Torre
- Casa de Compostela
- Vinhos Castro
- Sim Bombons

Missões até 31 de maio de 2020

BIOFACH - Nuremberga
12-15 fevereiro

Câmara de Comércio de Sevilla custeou o espaço na feira e o stand. O Município de Famalicão facultou apoio técnico às empresas na Feira, com 2 consultores no Stand, pré-agendamento de reuniões para as empresas, acompanhamento das reuniões e follow-up dos contatos comerciais.

MISSÃO AO NORTE DA EUROPA - Suécia e Dinamarca
16-18 março

Dinamizada por Cork e focada nos alimentos saudáveis. As empresas puderam visitar lojas e mercados do setor, receberam importadores no hotel e tiveram reuniões nas sedes dos importadores. O Município de Famalicão apoiou as empresas Portuguesas nos custos de alojamento.

LONDRES - MEET THE BUYER
23-26 março

Em Southwark funciona o maior mercado de Londres – Borough Market. As empresas do AFE usufruíram de uma loja para expor os seus produtos dentro do Borough Market e receber os importadores. A Asincar assumiu as despesas com a consultoria para o evento e aluguer de espaço. A BIC Innovation dinamizou toda a atividade do setor das bebidas. O Município de Famalicão apoiou as empresas Portuguesas nos custos de alojamento.

VILA NOVA DE FAMALICÃO
28-29 maio

Evento final com 7 delegações empresariais e institucionais parceiras do projeto: Vila Nova de Famalicão, Câmara de Agricultura de Dordogne, Câmara de Comércio de Sevilla, ASINCAR Astúrias, Cork, BIC Walles, NIFD N. Ireland

Questionário Internacionalização Empresas Famalicão

Nº de funcionários:

Setor:

Exportação:

Projetos de internacionalização (cofinanciados) a decorrer:

Tipo de ações preferenciais fora do país:

Época do ano em que tem mais disponibilidade para ações internacionais:

Das hipóteses abaixo referidas, selecione os mercados onde estaria disposto a participar em ações de internacionalização:

Como vê o papel do Município de Vila Nova de Famalicão no apoio à Internacionalização das empresas:

Agradecemos imenso a sua participação. Muito obrigado!

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO