Dune Bleue lança meia a partir de plásticos recolhidos no mar

17-02-2020

Contactos:
DUNE BLEUE

R. dos Pavilhões nº3,
4760-443 Cavalões VNF
Portugal

Telefone: +351 252 311 420
E-mail: geral@dunebleue.com

www.dunebleue.com

A Dune Bleue está a adotar a sustentabilidade pela inovação, tendo acabado de lançar uma meia fabricada a partir de plásticos dos oceanos.

O novo produto resulta de uma parceria com o projeto Seaqual, que procede à recolha no mar de detritos de plástico, desde linhas de pesca a garrafas e outras embalagens, e os transforma em fio reciclado. E é este fio reciclado que depois a Dune Bleue usa para produzir a nova meia que, de acordo com Ricardo Faria, CEO da empresa, “está a surpreender pela positiva com a qualidade”.

O caráter inovador do projeto levou o Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, a visitar a empresa, em Cavalões, na passada sexta-feira, 14 de fevereiro, no âmbito do Roteiro pela Inovação.

Esta é a mais recente das apostas da Dune Bleue para se tornar progressivamente mais sustentável. Mas, recordou Ricardo Faria, “o tema da sustentabilidade tem acompanhado as coleções anteriores”, que já integravam algodão e lã reciclados na composição das peúgas.

“Estamos num contexto europeu de economia circular e o que está aqui a acontecer é um sinal inequívoco de que é possível introduzir essa circularidade na cadeia produtiva. Mas é também importante que o consumidor dê um sinal de adesão a este tipo de compra, influenciando o que é produzido”, sublinhou Paulo Cunha.

O autarca destacou ainda que a Dune Bleue é um exemplo de que é possível criar e desenvolver projetos em conjunto e ser competitivo. “Estamos perante um sinal de maturidade do setor empresarial do concelho de Famalicão. Não é por caso que somos a Cidade Têxtil de Portugal”, vincou.

Presente no mercado desde 2005, a Dune Bleue dedica-se à criação, desenvolvimento e comercialização de peúgas, reunindo um conjunto de onze segmentos. Desde a primeira hora que o desafio da empresa é acrescentar valor técnico a um produto simples como uma meia, preparando-o para um mercado específico. Meias para a Casa Real Inglesa, militares, hospitalares e de segurança para trabalho são alguns dos produtos que desenvolve e que são comercializados para todo o mundo com marca própria e em parceria com outras marcas.

Com um volume de negócios próximo dos dois milhões de euros, a empresa regista uma taxa de exportação que atinge os 98%. Sem produção dentro de portas, recorre a parceiros nacionais para fabricar os artigos e emprega nove pessoas.

De há dois anos para cá a Dune Bleue tem vindo a apostar no mercado norte-americano. Foi precisamente de uma recente deslocação aos Estados Unidos que surgiu o próximo desafio: incorporar fio de cannabis em meias para fins terapêuticos.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.