Érius traz mais emprego para Famalicão

30-09-2016

Mais emprego em Vila Nova de Famalicão. A Érius Têxteis escolheu o concelho para concretizar um ambicioso plano de expansão internacional, aproveitando a capacidade instalada na Filobranca, declarada insolvente em 2014, e inaugurou nesta sexta-feira, 30 de setembro, uma nova unidade produtiva, em Riba de Ave, num ato apadrinhado pelo Presidente da Câmara, Paulo Cunha.

Empresa de José Vilas Boas Ferreira, administrador do Grupo Valérius, a Érius Têxteis adquiriu há dois anos o património daquela que foi uma icónica fábrica têxtil nacional – dois imóveis, um em Riba de Ave e outro em Mogege, e as máquinas –, num investimento superior a dois milhões de euros, e resgatou do desemprego muitos dos seus trabalhadores, tendo ainda em formação mais três dezenas. Uma nova vida não só para a unidade fabril e para a indústria têxtil da região, mas também para 120 operários, na maioria mulheres, que voltaram a colocar em prática um saber-fazer acumulado ao longo de anos, agora para tornar a Érius Riba de Ave num braço imprescindível do poderoso grupo têxtil barcelense.

“A Érius tinha mesmo que vir para Vila Nova de Famalicão”, afirmou José Vilas Boas Ferreira perante as centenas de pessoas que marcaram presença na cerimónia de inauguração – entre empresários do sector, entidades civis, religiosas, públicas e privadas, e colaboradores –, apontando como fatores decisivos para o investimento as instalações e a mão-de-obra qualificada disponíveis, bem como o apoio dado pela Câmara Municipal através do Famalicão Made IN. “O acompanhamento e encorajamento manifestados desde a primeira hora foram muito importantes, Senhor Presidente. Esperamos continuar a contar com a sua intervenção pronta e atenta”.

“Nestes novos tempos, mudou o paradigma e para se ser competitivo no têxtil é preciso ter qualidade, serviço, flexibilidade e, acima de tudo, apostar na requalificação permanente dos recursos humanos, que são o pilar da nossa atividade”, disse ainda o empresário, que encerrou o discurso dizendo a todos os trabalhadores: “Queremos que todos sejam felizes”.

Paulo Cunha não escondeu o seu regozijo por este novo projeto empresarial, mais um resultante das políticas municipais de estímulo ao investimento privado e apoiado com incentivos fiscais ao abrigo do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal – Made 2IN. “É sempre gratificante para um presidente de câmara ver o seu território ser escolhido para receber projetos de grande envergadura”, reconheceu, acrescentando: “A empregabilidade é o aspeto mais importante do apoio que damos às nossas empresas. Criar postos de trabalho, melhorar a massa salarial, dar mais estabilidade aos vínculos laborais são fatores centrais da nossa governação autárquica”.

O autarca salientou ainda que este investimento representa mais um contributo para que Vila Nova de Famalicão seja cada vez mais notado como o mais relevante eixo da indústria têxtil nacional.

Especialista na conceção e produção de vestuário em malha circular, a Érius exporta 100 por cento da sua produção e fornece marcas de luxo como a Versace, Baldessarini, Diesel, Fendi, Roberto Cavalli, Karl Lagarfeld, Moschino e Tommy Hilfiger.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO