Famalicão e Arteixo dão força a cluster têxtil transfronteiriço

11-04-2016

Dois concelhos unidos pelo fundo cultural comum que liga de forma muito estreita o Minho à Galiza mas com uma característica que os distingue dos demais: a força do têxtil. São estas forças comuns a Vila Nova de Famalicão e a Arteixo que estão na base do processo de geminação entre os dois municípios, cujo primeiro passado foi dado na passada sexta-feira, 8 de abril, em Famalicão, com a assinatura do protocolo de geminação pelo Presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha, e pelo Alcaide de Arteixo, Carlos Calvelo. A cerimónia foi apadrinhada pela Junta da Galícia, que esteve representada pelo seu delegado na Corunha, Diego Calvo, e pela CCDR-N - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, representada pelo seu vice-presidente, Carlos Neves.

O processo de geminação foi conduzido e será dinamizado pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galicia-Norte de Portugal que foi fundado pela CCDR-N, Junta da Galiza e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal no reconhecimento do potencial de crescimento do cluster transfronteiriço têxtil nesta Euro Região.

Trata-se pois de uma geminação de segunda geração, que sai do plano meramente institucional para se aproximar e interagir com as sinergias, as instituições e as pessoas dos territórios. Isso explica que a primeira deslocação do autarca famalicense a Arteixo contemplasse uma visita de trabalho à Inditex, sede do império Zara, assim como a primeira deslocação do seu congénere espanhol a Famalicao incluiu uma visita de trabalho ao CITEVE e ao CeNti.

Expetativas altas para uma afinidade que se estreita e que se prevê proveitosa para ambas as partes. “Pelas caraterísticas dos dois territórios, a dinâmica empresarial estará no centro desta geminação, mas todas as outras áreas da governação podem beneficiar da partilha de experiências e de ideias entre os dois municípios”, disse Paulo Cunha, dando a conhecer uma nova estratégia de geminações para o concelho “orientada para a afirmação e cooperação de Famalicão no contexto da Europa a 28. Famalicão quer aproximar-se da Europa, crescer em conjunto com municípios dos países europeus que tenham identidades próximas do ADN famalicense e aproveitar potencialidades comuns para o desenvolvimento mútuo”, acrescentou o autarca famalicense.

Carlos Calvelo mostrou-se “encantado” com a primeira geminação do seu município, falando “num dia importante para Arteixo”. O autarca espanhol não escondeu a admiração por Vila Nova de Famalicão e reconheceu que vem com “muita vontade de partilhar e aprender com um concelho que para nós é uma referência”.

Para este desígnio de promoção da cooperação económica entre os dois municípios foram convocadas também duas das principais entidades do sector em Portugal e Espanha. A ATP e a Cointega – Confederação das Indústrias Têxteis da Galiza, entidades que vão trabalhar no desenvolvimento de projetos comuns, aproveitando os diferentes elos da cadeia de valor do cluster têxtil transfronteiriço.

Recorde-se que em Vila Nova de Famalicão, terceiro município mais exportador de Portugal, o sector têxtil e do vestuário tem a grande força do seu desenvolvimento. Com 807 empresas e 11 mil pessoas ao serviço, registou em 2013 um volume de negócios de 693 milhões de euros. Em Arteixo teve origem e está sediado o Grupo Inditex, detentor de insígnias como a Zara, a Massimo Dutti ou Pull&Bear, e que emprega mais de 120 mil pessoas em todo o mundo.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO