Italiana Iceberg escolhe Famalicão para celebrar 50 anos
13-05-2025
A prestigiada marca de moda italiana ICEBERG escolheu Vila Nova de Famalicão, a Cidade Têxtil de Portugal, para comemorar o seu 50.º aniversário.
A conferência “O Presente e o Futuro da Moda e da Indústria Têxtil Europeia: Cooperação, Talento e Inovação”, que vai decorrer na Fundação Cupertino de Miranda, esta sexta-feira, 16 de maio, a partir das 19h00, é um dos momentos altos das comemorações da marca em Famalicão, reunindo representantes da ICEBERG, do CITEVE, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal num debate sobre os desafios e oportunidades do setor têxtil.
A comemoração dos 50 anos da icónica marca da moda italiana em Famalicão conta com a colaboração do Município de Vila Nova de Famalicão, da Isabel Ferreira Concept Store, espaço de referência na curadoria de moda de autor, criado em 1993, e da própria Fundação Cupertino de Miranda, num evento que vai reunir personalidades ligadas à moda nacional, figuras publicas, empresas e entidades dos setores da moda e do têxtil em Portugal, proporcionando um momento único de celebração e networking.
As presenças do diretor geral de marcas do Grupo GILMAR, Corrado Masini, do diretor criativo da ICEBERG, James Long, e da diretora de comunicação do Grupo GILMAR, Valentina Fornara, estão já confirmadas, sublinhando a importância estratégica deste evento na ligação entre o universo da moda internacional e a indústria têxtil famalicense.
Fundada em 1974, a ICEBERG pertence ao prestigiado Grupo GILMAR e tornou-se um símbolo da moda italiana ao reinventar o conceito de sportswear de luxo. Inicialmente dedicada à produção de malhas, destacou-se desde cedo pela fusão arrojada entre arte contemporânea, cultura pop e sofisticação técnica. A chegada de Jean-Charles de Castelbajac marcou uma viragem criativa, com coleções inspiradas na pop art e no universo gráfico de personagens como o Popeye e o Snoopy.
Ao longo do tempo, o ADN inovador da marca foi enriquecido por criadores como Andy Warhol, Vivienne Westwood, Marc Jacobs ou Giambattista Valli. Hoje, sob a direção criativa de James Long, a ICEBERG continua a afirmar-se na vanguarda da moda urbana de luxo, com um estilo distintivo, técnico e irreverente, posicionando-se como uma das mais desejadas marcas de luxo a nível mundial.
Refira-se que este evento reforça o posicionamento de Vila Nova de Famalicão enquanto território estratégico para a indústria têxtil e do vestuário, destacando-se pelas suas empresas inovadoras, centros de competência e compromisso com a excelência, diferenciação e sustentabilidade.