Leica lança binóculo 100% made in Famalicão

03-02-2020

Contactos:
LEICA
APARELHOS ÓPTICOS DE PRECISÃO, S.A.

RUA DA LEICA, 55
4760-810 Lousado
Portugal

Telefone: +351 252 330 300
Fax: +351 252 312 404
E-mail: leica@mail.telepac.pt

É o resultado de uma aposta vencedora. O Centro de Competências e Serviços da alemã Leica apresentou o primeiro produto 100% made in Famalicão. O investimento, de acordo com Pedro Oliveira, administrador da empresa, foi de 2,5 milhões de euros; o produto é um binóculo da gama Trinovi, inspirado no monóculo que a Leica desenvolveu para a Missão Apollo 11, que, como é conhecido, levou o astronauta Neil Armstrong a tornar-se o primeiro homem a pisar a Lua.

O Presidente da Câmara Municipal de Famalicão conheceu, no âmbito do Roteiro Pela Inovação, que o levou às instalações da Leica em Lousado, no último dia do mês de janeiro, uma peça de tecnologia única, já disponível em todo o mundo, nas mais de 70 lojas da Leica (onde se conta a que podemos visitar na Rua de Sá da Bandeira, no Porto), e que tem um preço de cerca de 1100 euros.

Paulo Cunha ficou também a saber que o novo Centro de Competências e Serviços é uma aposta que vai permitir “prender a empresa em Portugal” e “assegurar a próxima década ou até a próxima geração”, explicou Pedro Oliveira. Ao mesmo tempo, o engenheiro e gestor de 43 anos sublinhou a importância deste centro como sendo um dínamo para “alterar o rumo da Leica em Portugal”.

O Centro de Competências e Serviços responde por cerca de 20 jovens investidores e já está a trabalhar em novos produtos, existindo já protótipos ao nível de objetivas, lentes e produtos óticos. A ambição da Leica Famalicão é lançar novos produtos made in Portugal, provavelmente ainda este ano ou em 2021. Uma das atenções da empresa é a “smartphonização da fotografia”, o que Pedro Oliveira designou de “segunda revolução digital”.

O autarca famalicense sublinhou a relevância de pela primeira vez haver “um produto Leica 100% made in Famalicão”, que é colocado no mercado mundial.

Paulo Cunha destacou ainda a evolução da Leica no concelho, com a crescente aposta na inovação, no conhecimento e em trabalhadores qualificados. “A qualidade dos recursos humanos está a acrescentar valor ao concelho”, afirmou, acrescentando que esse “reconhecimento de competências tem levado à aposta na indústria de capital intensivo, sendo sinónimo de melhor produtividade e de melhor remuneração”.

Em 2013, a Leica inaugurou as suas novas instalações em Famalicão. Dos cerca de 600 trabalhadores que emprega, 343 estão na empresa há mais de 20 anos e 142 há mais de 30. Encerrou o último ano fiscal com um volume de faturação de 52 milhões de euros.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.