Política económica de Famalicão em destaque em Bruxelas

11-10-2016

As políticas económicas e educativas desenvolvidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão estiveram ontem, 10 de outubro, em destaque na Semana Europeia das Cidades e das Regiões da Europa - Open Days -, que estão a decorrer em Bruxelas ao longo desta semana. A convite do Comité das Regiões da Comissão Europeia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, deu a conhecer à Europa a estratégia seguida pela autarquia para gerar crescimento e emprego, nomeadamente através do programa de promoção económica, Famalicão Made IN, e da estratégia traçada para o setor da Educação.

A prática de Famalicão foi apresentado como um bom modelo para assegurar as qualificações e competências de uma comunidade para o futuro, tendo estado em destaque no encontro “Parcerias inteligentes para novas competências - quais são os desafios? como conhecer o futuro?”, que decorreu na Casa da Noruega, perante uma audiência multifacetada de representantes de mais de duas dezenas de nacionalidades europeias. Para além da experiência de Famalicão estiveram em destaque e em discussão exemplos de projetos desenvolvidos na Noruega, pelo Departamento Regional de Desenvolvimento da West Norway, na Inglaterra, pela ACER – Association of Colleges in the Eastern Region, na França, pelo projeto desenvolvido na Normandia, Erasmos+ - Ventos e Marés, e na Suécia, pelo projeto Oportunidades e desafios em relação à situação dos refugiados na região Vastras Gotaland.

“Foi uma boa oportunidade para uma aprendizagem qualitativa de que resulta sempre um salto qualitativo importante em termos de conhecimento. Para nós é um orgulho termos sido convidados para dar a conhecer o nosso projeto, mas é muito importante conhecer outras soluções de nível europeu e mundial que nos podem ajudar a evoluir”, disse o Presidente da Câmara Municipal logo após a conferência. “A nossa ambição vai muito mais longe do que apresentarmos o nosso projeto”, concluiu.

As empresas da Leica e da Continental em Famalicão foram dois dos exemplos utilizados por Paulo Cunha para demonstrar a qualificação dos recursos humanos famalicenses e para ilustrar o trabalho que tem vindo a ser feito ao nível da valorização do ensino profissional. “O investimento estrutural recente que a Leica fez recentemente na construção de uma nova fábrica no concelho e os sucessivos investimentos da Continental, recentemente reforçados com o anúncio da produção em Famalicão de pneus agrícolas, são um bom exemplo da confiança que o universo empresarial deposita em Famalicão”.

Na apresentação que fez, Paulo Cunha reforçou em particular o trabalho que tem vindo a ser feito na concentração de sinergias em torno do território, envolvendo e motivando todos os parceiros para o desenvolvimento do concelho. “O trabalho inicial que fizemos ao nível da Rede Local da Educação e Formação foi um passo decisivo. As redes de parceria, a conetividade e a cumplicidade, são dimensão muito importantes para que se possam adotar politicas públicas assertivas”, concluiu o autarca.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO