Portugal Fashion promove tour industrial em Famalicão com comitivas internacionais
08-07-2025
O Portugal Fashion, em colaboração com a Câmara Municipal de Famalicão, organizou, no dia 3 de julho, uma tour industrial por três das mais inovadoras fábricas do setor têxtil e do vestuário em Famalicão, numa iniciativa que reuniu representantes internacionais das comitivas CANEX (Creative Africa Nexus) e da Arábia Saudita, bem como meios de comunicação nacionais e internacionais.
A comitiva da Arábia Saudita, no que pretende ser o início de uma colaboração estabelecida entre o Saudi-Portuguese Business Council, a ANJE e a Saudi Fashion Association, marcou presença na visita e revelou interesse na colaboração entre designers de moda árabes e as fábricas portuguesas. Esta parceria estratégica pretende dar início à cooperação bilateral entre os dois países nos setores da moda e das indústrias criativas, com o objetivo de criar pontes concretas entre talentos e cadeias de produção, potenciando sinergias económicas e criativas.
Já a delegação da CANEX (Creative Africa Nexus), iniciativa do Afreximbank que promove o intercâmbio e o investimento em talento criativo do continente africano, marcou presença em força, incluindo designers e representantes institucionais. Esta presença regular (já na sexta edição) enquadra-se no programa de internacionalização do Portugal Fashion e reforça o papel da plataforma como elo entre geografias criativas diversas, potenciando encontros entre moda, cultura e indústria a nível global.
A visita incluiu três paragens estratégicas, que ilustram diferentes pontos da cadeia de valor têxtil nacional e refletem a diversidade e sofisticação da indústria portuguesa. A AAC Têxteis destacou-se pelo seu know-how técnico em confeção de vestuário de alta qualidade, com forte aposta na inovação ao nível do desenvolvimento de produto, acompanhando designers e marcas desde a prototipagem até à produção em escala.
Seguiu-se a TMG, uma empresa com mais de 90 anos de história que alia tradição a tecnologia de ponta na criação de tecidos de elevada performance, nomeadamente para os segmentos de moda, automóvel e têxteis-lar, sendo ainda pioneira na integração de soluções sustentáveis e processos digitais.
A visita terminou na 5D, uma unidade de produção criativa e disruptiva especializada em denim, que se distingue pela incorporação de design autoral, processos eco-friendly e soluções circulares. Uma fábrica onde tecnologia, sustentabilidade e criatividade se encontram ao serviço de uma nova geração de produtos têxteis.
Esta ação insere-se no esforço contínuo do Portugal Fashion em aproximar os principais agentes internacionais da realidade industrial portuguesa, destacando a excelência, a inovação e o compromisso com a sustentabilidade da fileira da moda nacional.