Têxtil e crematório garantem 2,5 milhões de investimento

06-12-2016

São mais 2,5 milhões de euros de investimento empresarial no concelho de Vila Nova de Famalicão. Uma unidade têxtil e uma agência funerária que vai construir o primeiro crematório do distrito de Braga são os promotores de mais duas iniciativas empresariais que a Câmara de Vila Nova de Famalicão reconhece como Projetos Made 2IN pelo seu interesse municipal.

A Tiajo, empresa fornecedora de tecidos para uniformes e workwear líder de mercado em Portugal, sediada na freguesia de Esmeriz, vai avançar ainda este mês com um projeto de investimento de 2,2 milhões de euros que pressupõe a transferência de instalações para o Lugar de Cambães, na União de Freguesias de Avidos e Lagoa. As novas instalações vão ter mais 3.400 metros quadrados em relação às atuais por forma a incorporar novos equipamentos e conferir uma capacidade de resposta superior. As obras estarão concluídas no verão do próximo ano.

Este novo projeto de investimento da Tiajo vai permitir criar cinco novos postos de trabalho – atualmente a empresa, criada em 1988, conta com um efetivo de 12 colaboradores.

A outra iniciativa empresarial vai ser levada a cabo pela Agência Funerária da Lagoa que pretende ampliar as atuais instalações tendo em vista a construção de um crematório, o primeiro no distrito, na Rua da Agra, na União de Freguesia de Avidos e Lagoa. Em causa está um investimento que ronda os 300 mil euros e que também estará terminado no verão do próximo ano.

Tanto a Tiajo como a Agência Funerária da Lagoa foram contempladas com incentivos fiscais ao abrigo do Regulamento de Projetos de Investimento de Interesse Municipal – Made 2IN. As propostas de projeto e respetivos apoios financeiros ao investimento foram aprovadas por unanimidade pelo executivo municipal na reunião pública de 24 de novembro.

95 milhões de iniciativa empresarial e 840 empregos

Desde a entrada em vigor do regulamento, em outubro de 2015, foram já anunciados como de interesse municipal 26 novos investimentos empresariais com forte impacto na geração de riqueza e na criação de emprego. Ao todo representam 95,5 milhões de euros e perspetivam a criação de 840 novos empregos.

A Câmara Municipal confere condições excecionais às novas iniciativas empresariais, concedendo-lhes benefícios fiscais e outras vantagens. Os benefícios fiscais, de acordo com os critérios do regulamento, podem ir desde a isenção total ou parcial do IMI e do IMT até à redução de 50% do valor das taxas das operações urbanísticas.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO