Conferência do agroalimentar distingue PortugalFoods em Famalicão

09-03-2015

A PortugalFoods foi distinguida em Vila Nova de Famalicão pela sua gestão de excelência naquele que foi um dos momentos altos da conferência Agroalimentar 2020 que decorreu na passada sexta-feira, 6 de março, no Centro de Estudos Camilianos.

A PortugalFoods recebeu o certificado ‘Gold Label of the European Cluster Excellence Initiative’, atribuído pelo ESCA – The European Secretariat for Cluster Analysis, sendo o mais elevado grau de distinção que a associação portuguesa poderia receber desta entidade europeia.

Raquel Vieira de Castro, vice-presidente da PortugalFoods, considera que este reconhecimento vem evidenciar o trabalho da PortugalFoods em termos internos e de relacionamento com o meio envolvente. “De facto, a PortugalFoods conseguiu que o seu modo de funcionamento atingisse um patamar de excelência. Somos a primeira entidade portuguesa a ter o gold label”, sublinhou.

Por seu lado, Ondina Afonso, diretora-executiva da PortugalFoods, disse que “Portugal está a preparar um caminho para mostrar às entidades europeias que se está a posicionar e que está preocupado com as questões de saúde” no setor agroalimentar.

Na sua intervenção, durante a qual explicou as dez maiores tendências mundiais do setor para 2015, aquela responsável afirmou que o país está a “trabalhar ao nível tecnológico” para cumprir o que a legislação impõe, nomeadamente ao nível da redução de sal nos alimentos.

Uma maior clareza na rotulagem dos produtos e uma maior aposta na comunicação por parte das marcas do setor foram duas das tendências apresentadas por Ondina Afonso, para além dos novos produtos no “horizonte proteico” e ao nível dos frescos congelados. “A maioria dos produtos congelados foca-se na frescura e este é um aspeto que está cada vez mais a ser explorado”, referiu, salientando também a aposta das grandes cadeias de hipermercados em posicionar as suas “private label”.

A PortugalFoods é uma associação fundada em 2008 por empresas com relevância na fileira agroalimentar e por entidades do sistema científico e tecnológico nacional que representam os vários subsetores que compõem a indústria agroalimentar. Em 2009 foi reconhecida pelo Ministério da Economia como Pólo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar.

 

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO