Empresários portugueses desafiados a descobrir o mundo

11-12-2015

“Portugal é um país abençoado mas é demasiado pequeno para as empresas. É obrigatório internacionalizar!”. Foi com esta frase que o consultor António Paraíso procurou agitar a plateia de empresários, investigadores, criativos e profissionais das áreas da gestão, economia, comunicação e marketing e representantes de associações empresariais, que ontem estiveram na Continental Mabor, em Vila Nova de Famalicão, para participar numa batalha criativa à volta do tema empreendedorismo, com foco na internacionalização.

A iniciativa, que reuniu mais de uma centena de participantes, significou o arranque do projeto Empresariato que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão colocou no terreno, para posicionar o território como centro nevrálgico do pensamento empresarial e esteve incluída nas comemorações do 25.º aniversário da presença da Continental Mabor em Portugal, nomeadamente em Lousado – Vila Nova de Famalicão.

O pano de fundo industrial de uma das maiores empresas exportadoras do país inspirou um debate intenso e por não raras vezes provocador. “Temos que ir mais além!”, disse José Manuel Fernandes, presidente do Conselho de Administração da Frezite ao falar da sua experiência de transformação de uma empresa doméstica numa empresa exportadora global. Sobre o desafio que é a internacionalização, José Manuel Fernandes diz que “o estudo do mercado é das coisas mais importantes para sermos vencedores”. Por isso, refere, “importa preparar as novas gerações para darem o salto. As empresas devem avançar para os mercados externos com uma visão bem nítida e com uma estratégia calculada”. Foi neste enquadramento que o empresário aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho que os municípios têm vindo a desenvolver com o universo empresarial, “como é bom exemplo o caso de Vila Nova de Famalicão”.

Já antes António Paraíso aconselhava as empresas a explorarem o mundo, mas com requisitos básicos essenciais: “Informação, planeamento, adaptação, compreensão, paciência e dedicação”

Numa coisa estiveram todas os agitadores de acordo – aos dois mencionados juntaram-se Bruno Ramos de Carvalho, chairman da Active Space Technologies e Flávio Gart, diretor criativo da Bazooka -, diferenciação, criatividade e ousadia são a chave do sucesso.

A apetência para o risco tem que fazer parte da ação dos empresários. É esse fator que explica, na opinião do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, a força do ADN empreendedor do concelho de Vila Nova de Famalicão. Preparação é por isso a palavra de ordem e daí “o trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver de estreitamente de laços do universo empresarial famalicense, em iniciativas que, como esta, procuram estimular o pensamento, o contacto e a partilha de conhecimento entre os empresários do concelho, juntando no mesmos palcos várias gerações de empreendedores.”

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO