Famalicão cidade têxtil afirma-se

14-02-2017

Paulo Cunha reafirmou ontem a ambição de fazer com que Vila Nova de Famalicão seja reconhecida como a cidade têxtil de Portugal. E fê-lo na presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e de duas centenas de atores europeus e nacionais do sector. Ambos participaram, no Porto, num jantar no âmbito da iTechStyle Summit, a primeira conferência internacional do têxtil e vestuário organizada pelo Citeve, centro tecnológico sediado em Vila Nova de Famalicão, e pela Associação Selectiva Moda e apoiada pela autarquia famalicense.

O Presidente da Câmara Municipal foi assertivo: “A cidade têxtil em Portugal é Vila Nova de Famalicão. E é-o pela sua história, pelos seus empresários e pelas suas empresárias, pelo dinamismo, pela qualificação, pela investigação, pela inovação. Mas também porque tem os melhores centros tecnológicos, tem muitas das mais brilhantes empresas do sector, tem a Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal e, ainda, porque é notada a nível mundial pelas competências tecnológicas que o têxtil incorpora”.

Palavras de que o Ministro da Economia tomou boa nota já que enalteceria depois, na sua intervenção, a força do sector em Vila Nova de Famalicão e a acuidade de Paulo Cunha. “O Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão tem um papel muito importante neste sector que está a crescer e de que o país se orgulha”, observou Caldeira Cabral.

O Norte de Portugal é a região da Europa de maior relevância para o sector. Vila Nova de Famalicão é o epicentro dessa região que acolhe uma fileira completa, estruturada, flexível e dinâmica e onde, num raio de 60 quilómetros, a indústria têxtil pode oferecer ao cliente todas as soluções necessárias dentro da cadeia de produção. Acresce que Vila Nova de Famalicão é considerado também o concelho onde o sector têxtil e vestuário tem a grande força do seu desenvolvimento, com grandes marcas e empresas produtoras e reconhecidas infraestruturas tecnológicas e de inovação.

Uma conjugação de fatores que Paulo Cunha está cada vez mais apostado em capitalizar, agora através da iTechStyle Summit e dentro em breve com a participação do município no Cluster Têxtil de Portugal.

“Porventura, há vinte ou trinta anos, muitos acharam que Famalicão seria hoje um território de excelência para arqueologia industrial. Em Famalicão, felizmente, há arqueologia industrial através do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave. Mas Famalicão é hoje um território de excelência porque cumpre também as várias dimensões do têxtil, sector associado ao vestuário e ao lar, mas cada vez mais ao automóvel, à aeronáutica, à segurança, à proteção e até à saúde”, notou ainda, concluindo: “É um privilégio ser Presidente de Câmara de um concelho que soube dobrar uma das esquinas mais difíceis da sua história. Os empresários e as empresárias do meu concelho e do Vale do Ave são os maiores responsáveis pelo sucesso que o têxtil hoje tem”.

News
letter

Receba todas as informações, notícias e convites que o Município de Vila Nova de Famalicão tem para si.

Ao inserir o seu email está a dar-nos consentimento para o contactarmos no âmbito das atividades desenvolvidas pelo programa Famalicão Made IN.

GOSTAVA DE SER CONTACTADO /
GOSTAVA DE MARCAR UMA REUNIÃO