pedido contacto

Menu

Educação e Formação

Quais os programas de educação para o empreendedorismo?

Programas e concursos de empreendedorismo

O Meu Projeto é Empreendedor

Este concurso, que inclui também uma mostra dos projetos, é uma iniciativa da Rede Famalicão Empreende e pretende destacar as Provas de Aptidão Profissional (PAP) mais empreendedoras apresentadas a júri de avaliação pelos alunos finalistas dos cursos profissionais.

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ›

REGULAMENTO ›

Mini-Estágios

Destinada aos alunos do 8º e 10º anos dos estabelecimentos de ensino da Rede Famalicão Empreende, a iniciativa procura consciencializar os alunos para as especificidades dos contextos laborais, promover a autonomia e a responsabilidade e fomentar uma atitude empreendedora.

Empresas envolvidas: Porminho, Primor, Injex, Campicarn, Gramafam, Riopele, Coindu, Caixiave, Amândio Carvalho. ROQ, Argatintas, Continental Mabor, Scoop, Hidrofer, Fibrosom, Famasete, Lourofood.

Inscrições até 3 de março.

NORMAS DE ACESSO ›

Isto é uma Ideia - O concurso

"Isto é uma Ideia", desenvolvido em parceria com o INPI - Instituto nacional de Propriedade Industrial, dinamiza a descoberta de jovens empreendedores com ideias inovadoras.

Promovido pelos Centros Tecnológicos de Portugal, o concurso "Isto é uma Ideia" premeia a criatividade dos jovens lançando-lhes o desafio decriar um produto novo e comercializável, simulando todas as fases do ciclo industrial, utilizando as novas tecnologias e os conhecimentos adquiridos nas sessões, não esquecendo nunca os conceitos associados de defesa da propriedade inteletual.

Este concurso tem também uma componente nacional, já que a equipa vencedora dentro de cada centro irá competir numa grande final com os restantes vencedores dos outros centros.

SABER MAIS ›

Programa Empresa na Escola (Município)

O projeto tem como objetivo transferir práticas e conhecimentos do mundo empresarial para as escolas e promover iniciativas de interligação entre a escola e a estrutura económica local, como meio de desenvolvimento de competências.

A ação passa pela aplicação de vários programas nas escolas, em parceria com as empresas, visando a criação de uma cultura de inovação, criatividade, combate ao abandono escolar e desenvolvimento empreendedor.

O programa pode abranger várias áreas, numa convergência entre os projetos educativos das escolas e a tipologia de cada empresa: consultadoria de gestão, empreendedorismo e cidadania, promoção do sucesso escolar, desenvolvimento vocacional e pessoal e promoção, nas crianças e jovens, de novos modelos de referência com base nas histórias de vida de empresários de sucesso.

SABER MAIS ›

Programa Ter Ideias para Mudar o Mundo (Grupo Delta)

Associação Coração Delta

O Coração Delta, a associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro, foi criado com o objectivo de desenvolver projectos nas comunidades nomeadamente projectos de voluntariado e de apoio social. São seus associados, as empresas do Grupo Nabeiro e os seus colaboradores.

Actualmente, a Associação Coração Delta criou várias valências e serviços necessários ao desenvolvimento das comunidades, tais como Centro Educativo Alice Nabeiro, intervenção precoce, serviço de apoio a crianças e jovens, voluntariado e projectos ambientais e de cidadania.

SABER MAIS ›

Projeto CLDS e Programa de Empreendedorismo Social (Adrave)

Este projeto CLDS+ (Contratos Locais de Desenvolvimento Social) tem por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate das situações críticas de pobreza, especialmente a infantil, e da exclusão social em territórios vulneráveis, designadamente através da capacitação da comunidade e das instituições do território.

CLDS+ Famalicão, é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tendo a ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave como Entidade Coordenadora Local da Parceira, e resulta de um contrato estabelecido entre estas entidades e o Instituto da Segurança Social I.P.

SABER MAIS ›

Sou Mais

Intervenção na Área do Emprego e Empregabilidade

Intervenção na Área do Empreendedorismo

SABER MAIS ›