19-01-2016

CQEP de Famalicão vai às empresas formar adultos

Os trabalhadores da Riopele que pretendam aumentar as suas qualificações escolares já o podem fazer na própria empresa. O gigante famalicense do têxtil nacional é a primeira empresa onde o Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) de Famalicão vai ministrar formação a adultos através do desenvolvimento de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Este modelo de “descentralização da formação de adultos”, como o caracteriza o Vereador da Educação e do Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha, visa sobretudo facilitar o processo de formação de adultos famalicenses com baixos níveis de escolaridade, sem que para tal estes tenham que se deslocar para fora das empresas onde trabalham.

Numa ação de sensibilização para a importância da aprendizagem ao longo da vida, que decorreu na Riopele, com a presença de 120 colaboradores, Leonel Rocha motivou os trabalhadores a aderirem à ação de formação que brevemente vai decorrer na empresa, porque isso “será bom para a valorização pessoal de cada um, mas também para a valorização da própria empresa.”

“É decisivo criar condições do ponto de vista da valorização dos adultos e da sua reorientação vocacional e profissional. O que vamos fazer é ajustar as qualificações dos recursos humanos às necessidades das empresas, preparando-os para os desafios inerentes à sua atividade profissional, e, ao mesmo tempo, promover a capacitação do nosso território”, explicou o autarca.

O objetivo é alargar este novo modelo a mais empresas do concelho, aproximando o processo formativo do dia-a-dia dos alunos. Neste momento a formação de adultos está a decorrer na sede do CQEP e nas escolas da Rede Local de Educação e Formação.

Em funcionamento desde 21 de maio de 2014, o CQEP de Famalicão está sediado na Câmara Municipal e conta com seis polos no concelho. Integra a rede nacional de centros e assume um papel relevante no Sistema Nacional de Qualificações. A ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional considera-o “modelo de referência a nível nacional” pelo facto de envolver todas as entidades da Rede Local de Educação e Formação.

Partilhar ››

‹ VOLTAR